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A cidade brasileira na pintura dos viajantes e na fotografia do século XIX
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.
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Palavras-chave

Artistas viajantes
Fotografia
Brasil
Século XIX
Pintura

Como Citar

ARAGÃO, Solange de. A cidade brasileira na pintura dos viajantes e na fotografia do século XIX. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 137–146, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.3990. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3990. Acesso em: 10 out. 2024.

Resumo

As primeiras vilas e cidades brasileiras foram fundadas ainda no século XVI – a maior parte depois de instituída a política das Capitanias Hereditárias, em 1534. Vila Velha (1530), São Vicente (1532), Olinda (1537), Santos (1545) e Piratininga (1554) foram
algumas das primeiras vilas do Brasil; Salvador (1549) e Rio de Janeiro (1565), duas das primeiras cidades. Muitas vilas, com o tempo, adquiriram a categoria de cidade. Ambas, cidades e vilas (ou futuras cidades) foram retratadas pelos europeus, principalmente a partir do século XVII – o registro iconográfico brasileiro do século XVI sendo composto apenas por gravuras e ilustrações de índios, plantas e animais, como as que constam nos livros de Hans Staden, Thevet e Léry, reproduzidas nas obras de Theodor de Bry. (STOLS, 1996: 26).

https://doi.org/10.20396/eha.5.2009.3990
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Referências

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Copyright (c) 2009 Solange de Aragão

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