Resumo
A comunicação aqui proposta traz como objeto central a relação entre a obra de Peter Eisenman e a corrente filosófica que durante décadas subsidiou um dos principais paradigmas teóricos referentes ao universo da arquitetura pós-moderna: o desconstrutivismo. Considerando as questões da contemporaneidade e da conjuntura do pós-modernismo com a falência da crença dogmática moderna, propomos aqui elaborar um panorama do desconstrutivismo, com ênfase na produção teórica e arquitetônica de Peter Eisenman, ilustrado a partir da exposição das obras correspondentes às primeiras fases do arquiteto: a série das Casas X. Procuramos traçar uma leitura de como a filosofia de Jacques Derrida se esboçou no pensamento e na produção arquitetônica de uma das vertentes pós-modernistas, enfatizando os aspectos morfológicos e de sintaxe arquitetônica mais relevantes, tendo como principais referências os conceitos trabalhados por Kate Nesbit, Kenneth Frampton, Montaner e demais textos de Bernard Tschumi e do próprio Peter Eisenman.
Referências
EISENMAN, P. “Arquitetura e o problema da figura retórica”. In: NESBIT, K. (Org.). Uma nova agenda para a arquitetura – antologia teórica 1965-1995. São Paulo: Cosac & Naify, 2006, pp.193-199.
EISENMAN, P. “O fim do clássico: o fim do começo, o fim do fim”. In: NESBIT, K. (Org.). Uma nova agenda para a arquitetura – antologia teórica 1965-1995. São Paulo: Cosac & Naify, 2006, pp. 232-252.
EISENMAN, P. “Em Terror Firma: na trilha dos grotextos”. In: NESBIT, K. (Org.). Uma nova agenda para a arquitetura – antologia teórica 1965-1995. São Paulo: Cosac & Naify, 2006, pp. 611-617.
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MONTANER, Josep Maria. Depois do movimento moderno - Arquitetura da segunda metade do século XX. Barcelona: Gustavo Gili, 2001.
NESBIT, K. (org.). Uma nova agenda para a arquitetura – antologia teórica 19651995. São Paulo: Cosac & Naify, 2006.
TSCHUMI, B. “Arquitetura e limites I, II, III”. In: NESBIT, K. (Org.). Uma nova agenda para a arquitetura – antologia teórica 1965-1995. São Paulo: Cosac & Naify, 2006, pp. 172-187.
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Copyright (c) 2009 Aurélia Tâmisa Silvestre de Alencar