Resumo
Este artigo aborda parcialmente as produções pictórica e literária de Ismael Nery por meio da construção de sua identidade na qual se mesclam a vida real com os desejos, pensamentos, sonhos bem como as crenças pessoais. O texto também discute como o artista gestou a sua identidade revelando um profundo senso de conflito, é um constante olhar para dentro de si, o que resultou em uma explosão de subjetividade em suas obras. Neste percurso de investigação identitária, Nery recorreu à imagem do corpo como lugar da harmonia, mas também da violência e do sofrimento. O texto destaca três temáticas básicas, a saber: visões do eu, corpo ferido e fusões com o outro.
Referências
AMARAL, Aracy. Ismael Nery: uma personalidade intensa. In:________.Ismael Nery: 50 anos depois. Museu de Arte Contemporânea, 1984.
BARATA, Mário. Ismael Nery: detalhe através da memória de Adalgisa. In: AMARAL, Aracy. Ismael Nery: 50 anos depois. Museu de Arte Contemporânea, 1984.
BENTO, Antonio. Ismael Nery. São Paulo: Gráficas Brunner, 1973.
MATTAR, Denise (org.). Ismael Nery. Rio de Janeiro: Curatorial Denise Mattar, 2004.
MENDES, Murilo. Recordações de Ismael Nery. Segunda edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Editora Giordano, 1996.
NERY, Adalgisa. A imaginária. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 4ª edição, 1974.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2009 Simone Rocha de Abreu