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Imagem dialética / imagem crítica
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.
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Palavras-chave

Georges Didi-Huberman
Walter Benjamin
Imagem dialética
Imagem crítica

Como Citar

COSTA, Luciano Bernardino da. Imagem dialética / imagem crítica: um percurso de Walter Benjamin à George Didi-Huberman. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 87–93, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.3983. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3983. Acesso em: 10 out. 2024.

Resumo

Neste texto se busca compreender o conceito de imagem dialética em Walter Benjamin a partir da concepção de imagem crítica elaborada por George Didi-Huberman. Cabe destacar, que este trabalho é parte de uma reflexão sobre o referido conceito benjaminiano aplicado à produção fotográfica contemporânea que tem o espaço urbano como questão. Essa relação entre fotografia, cidade e imagem dialética se desenvolveu como opção metodológica de pesquisa por dar um contraponto moderno à produção fotográfica corrente, de modo que as questões políticas e estéticas possam ser compreendidas, não como possibilidade de emancipação do sujeito, como ocorrera em Benjamin, mas como potência crítica e reflexiva do individuo em meio à metrópole contemporânea.

https://doi.org/10.20396/eha.5.2009.3983
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Copyright (c) 2009 Luciano Bernardino da Costa

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