Banner Portal
Spiral jetty-gates
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.
PDF

Palavras-chave

The Gates
Spiral Jetty
Sublime
Efêmero
Memória

Como Citar

SILVA, Luciana Bosco e. Spiral jetty-gates: o sublime no efêmero enquanto memória. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 63–66, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.3979. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3979. Acesso em: 10 out. 2024.

Resumo

Em A Introdução à Filosofia da Arte, Benedito Nunes coloca: “O espaço e o tempo são, para Kant, formas de sentir, que estruturam as percepções ou intuições, matéria-prima do conhecimento, e que dão origem à experiência sensível” (NUNES, B., 2005, p. 47). Kant
defende ainda, que as experiências sensíveis são previamente condicionadas pelo espaço e pelo tempo. Esta interferência do espaço e do tempo que acontece em todas as obras de arte, se faz sentir de forma arrebatadora na arte contemporânea e, em especial, na Land Art.

https://doi.org/10.20396/eha.5.2009.3979
PDF

Referências

DANTO, Arthur. The American Sublime. The Nation, 1º de setembro de 2005.

DE DUVE, Thierry. Kant after Duchamp. Cambridge, The MIT Press, 1996.

HUCHET, Stéphane. “A Instalação em Situação”. In: NAZARIO, Luiz & FRANCA, Patrícia. Concepções Contemporâneas da Arte . Belo Horizonte, UFMG, 2006

HUCHET, Stéphane. “A Instalação como disciplina da exposição: alguns enunciados preliminares”. In: RIBEIRO, Marília & GONÇALVES, Denise. Anais do XXV X Colóquio do CBHA . Tiradentes, C/Arte, 2006.

JUNQUEIRA, Fernanda. Sobre o Conceito da Instalação. In: Revista Gávea v. 14: 551-569, Rio de Janeiro, setembro 1996.

MARCONDES, Neide. (Des) Velar a Arte, São Paulo, Arte & Ciência Editora, 2002. PAZ, Octavio. Marcel Duchamp – ou o castelo da pureza. São Paulo, Perspectiva, 2002.

ROSENTHAL, Mark. Understanding Installation Art: From Duchamp to Holzer, New York, Prestel, 2003.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2009 Luciana Bosco e Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.