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A correspondência de Michelangelo e a tradução da prosa quinhentista italiana
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.
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Palavras-chave

Michelangelo
Prosa quinhentista italiana
Correspondência michelangeana

Como Citar

BERBARA, Maria. A correspondência de Michelangelo e a tradução da prosa quinhentista italiana. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 43–48, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.3977. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3977. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

Em uma carta escrita em sua maturidade a seu sobrinho, Michelangelo afirma: “o maior aborrecimento que tenho em Roma é o de precisar responder cartas”. Àquele que se debruce sobre o estudo e tradução da correspondência michelangeana, a mensagem é clara desde o início: o grande artista florentino jamais pretendeu produzir um corpus epistolar análogo ao de Bembo, Aretino ou Castiglione; nunca foi sua intenção colecionar suas cartas, e muito menos prepará-las para publicação.

https://doi.org/10.20396/eha.5.2009.3977
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Referências

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Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2009 Maria Berbara

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