Banner Portal
O fim da história da arte segundo Hans Belting
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.
PDF

Palavras-chave

Hans Belting
Fim da história da arte

Como Citar

AMARO, Danielle Rodrigues. O fim da história da arte segundo Hans Belting. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 16–24, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.3974. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3974. Acesso em: 10 out. 2024.

Resumo

A presente comunicação concentra-se em uma apresentação das teses sobre “o fim da história da arte” desenvolvidas pelo historiador da arte alemão Hans Belting (1935) ao longo de praticamente duas décadas (1983-2003), situando-as em relação ao percurso intelectual do historiador, considerando suas obras anteriores e posteriores às teses do “fim da história da arte” e a sua formação e atuação acadêmica. Hans Belting é hoje uma das referências fundamentais na pesquisa científica não apenas no âmbito das artes visuais, mas da produção imagética compreendida mais amplamente. Seus estudos sobre a produção de imagens anterior à “era da arte” relacionase intrinsecamente ao questionamento da construção da história da arte hoje, indicando, por conseguinte, a necessidade de uma “história das imagens” que incorpore em seu discurso inclusive a produção pré e pós-artística.

https://doi.org/10.20396/eha.5.2009.3974
PDF

Referências

BAUER, Hermann. Historiografía del arte. Introducción crítica al estúdio de la Historia del Arte. Madrid: Taurus Ediciones, 1984.

BAZIN, Germain. História da história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989. BELTING, Hans. Antropología de la imagen. Buenos Aires/Madrid: Kartz Editores, 2007.

BELTING, Hans. Art history after modernism. Chicago: The University of Chicago Press, 2003.

BELTING, Hans. Contradiction and Criticism. In: BALKEMA, Annette W. e SLAGER, Henk (ed.). Lier & Boog: Series of Philosophy of Art and Art Theory. The Archive of Development. Amsterdam/Atlanta, GA, 1998, 187 pp.17-26

BELTING, Hans. Likeness and Presence: A History of Image before The Era of Art. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.

BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

BELTING, Hans. The end of the history of art? Chicago: The University of Chicago Press, 1987.

BRADAMANTE, Luca. Hans Belting. Oltre la storia dell’arte verso Bildwissenschaft. In: Leitmotiv: Dentro l’immagine. Número 4 / 2004. Milão: Edizioni Universitarie di Lettere Economia Diritto, Março de 2005. Disponível em: http://www.ledonline.it/leitmotiv/allegati/leitmotiv04040.pdf . Acesso em 07/10/2009.

DANTO, Arthur C. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora/Edusp, 2006.

KULTERMANN, Udo. Historia de la historia del arte: el camino de una ciencia. Madrid: Akal, 1996.

VARGIU, Luca. Prima dell’età dell’arte. Hans Belting e l’immagine medievale. Palermo: Centro Internazionale Studi di Estetica, Junho de 2007. Disponível em: http://www.unipa.it/~estetica/download/Vargiu.pdf . Acesso em 07/10/2009.

WOOD, Christopher S. (ed.). The Viena School Reader. Politics and Art Historical Method en the 1930’s. Nova York: Zone Books, 2000.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2009 Danielle Rodrigues Amaro

Downloads

Não há dados estatísticos.