O fim da história da arte segundo Hans Belting
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.
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Palavras-chave

Hans Belting
Fim da história da arte

Como Citar

AMARO, Danielle Rodrigues. O fim da história da arte segundo Hans Belting. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 16–24, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.3974. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3974. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

A presente comunicação concentra-se em uma apresentação das teses sobre “o fim da história da arte” desenvolvidas pelo historiador da arte alemão Hans Belting (1935) ao longo de praticamente duas décadas (1983-2003), situando-as em relação ao percurso intelectual do historiador, considerando suas obras anteriores e posteriores às teses do “fim da história da arte” e a sua formação e atuação acadêmica. Hans Belting é hoje uma das referências fundamentais na pesquisa científica não apenas no âmbito das artes visuais, mas da produção imagética compreendida mais amplamente. Seus estudos sobre a produção de imagens anterior à “era da arte” relacionase intrinsecamente ao questionamento da construção da história da arte hoje, indicando, por conseguinte, a necessidade de uma “história das imagens” que incorpore em seu discurso inclusive a produção pré e pós-artística.

https://doi.org/10.20396/eha.5.2009.3974
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Copyright (c) 2009 Danielle Rodrigues Amaro

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