Olhares contaminados
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Palavras-chave

Oswaldo Goeldi
Modernidade
Revisão crítica

Como Citar

SIQUEIRA , Vera Beatriz. Olhares contaminados: leituras de Oswaldo Goeldi. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 6, p. 472–479, 2010. DOI: 10.20396/eha.6.2010.3899. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3899. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

A atual voga de revisão historiográfica vem permitindo, de maneira geral, uma reavaliação da modernidade artística. Pretendo, nesta comunicação, pensar em como essa revisão, ao ampliar as fronteiras
do que tradicionalmente chamamos de história da arte e, mais especificamente, do que entendemos como história da arte moderna, precisa lidar com as apropriações e releituras feitas pelos artistas contemporâneos das obras de arte modernas ou modernistas. Essas interpretações, longe de constituírem um campo à parte, exterior às preocupações dos estudiosos, participam da construção do valor histórico e cultural da obra, contribuindo, portanto, para o desenvolvimento do pensamento histórico-artístico.

https://doi.org/10.20396/eha.6.2010.3899
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Referências

Antoine Compagnon, Les cinq paradoxes de la modernité. Paris : Seuil, 1990.

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Kümmerly-Goeldi. Berner Tagblatt, Berna, 19/07/1930.

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Rio – A arte de Oswaldo Goeldi. Diário Nacional, 23/03/1927.

Zílio, Carlos (Org.). Oswaldo Goeldi. Rio de Janeiro: Solar Grandjean de Montigny / PUC-Rio, s./d.

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Copyright (c) 2010 Vera Beatriz Siqueira

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