Surrealismo e modernismo
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Palavras-chave

Surrealismo
Modernismo
Ismael Nery
Jorge de Lima

Como Citar

VIRAVA, Thiago Gil de Oliveira. Surrealismo e modernismo: experiências surrealistas na arte brasileira 1920-1940. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 6, p. 452–459, 2010. DOI: 10.20396/eha.6.2010.3896. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3896. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

O que proponho com este texto é apresentar um panorama das experiências surrealistas realizadas no Brasil, do final dos anos 1920 ao início dos anos 1940, visando sugerir em que direções pode se encaminhar uma pesquisa sobre a repercussão do surrealismo no Brasil modernista. No âmbito das artes visuais, os nomes e as obras variam muito pouco, de modo que é possível afirmar que, nos últimos anos, tem se configurado um consenso sobre o que houve de surrealismo no modernismo brasileiro. Refiro-me fundamentalmente a textos de Robert Ponge, Valentim Facioli, Sérgio Lima, Floriano Martins e Jorge Schwartz. Apresentar uma síntese do que foi levantado por esses autores pode parecer proposta ociosa, mas parto aqui do princípio de que a historiografia oficial e o ensino da arte na universidade ainda ignoram essas experiências surrealistas no Modernismo ou tendem a considerá-las apenas como casualidade, sem examinar com profundidade sua singularidade ou extrair alguma hipótese sobre o modo como os modernistas encaravam as vanguardas européias.

https://doi.org/10.20396/eha.6.2010.3896
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Referências

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Copyright (c) 2010 Thiago Gil de Oliveira Virava

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