Retratos de Mário de Andrade
PDF

Palavras-chave

Mário de Andrade
Retratos
Modernismo

Como Citar

ROMÃO, Tameny. Retratos de Mário de Andrade: catálogo da iconografia dedicada ao escritor. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 6, p. 445–451, 2010. DOI: 10.20396/eha.6.2010.3895. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3895. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

Esta comunicação visa apresentar algumas considerações sobre a pesquisa de mestrado que se desenvolve atualmente junto ao Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Filosofia e
Ciências Humanas da UNICAMP. Neste trabalho, temos como proposta reunir em um catálogo os retratos de Mário de Andrade produzidos durante a vida do escritor (1893-1945) e em períodos posteriores.

https://doi.org/10.20396/eha.6.2010.3895
PDF

Referências

GIANNACCINI, Rosa Veloso Dias. Mário de Andrade – Corpo e Imagem: Trajetória das Representações do Intelectual Modernista. Tese de doutorado. 2007. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras/UFMG.

IONTA, Marilda Aparecida. “As cores da amizade na escrita epistolar de Anita Malfatti, Oneyda Alvarenga, Henriqueta Lisboa e Mário de Andrade”. 2004. 315p. Tese de doutoramento. Departamento de História. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH. Universidade Estadual de Campinas.

AMARAL, Aracy A. Artes plásticas na Semana de 22: subsídios para uma história da renovação das artes no Brasil. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1979.

ANDRADE, Mário de. Amar, verbo intransitivo. Belo Horizonte: Itatiaia, 1987.

ANDRADE, Mário de. Aspectos das Artes Plásticas no Brasil. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 1984.

ANDRADE, Mário de. Cartas à Anita Malfatti. BATISTA, Marta Rossetti (Org.). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.

ANDRADE, Mário de. Mário de Andrade: Fotógrafo e Turista Aprendiz. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1993.

ANDRADE, Mário de. Obra imatura: Há uma gota de sangue em cada poema; Primeiro Andar; A escrava que não é Isaura. São Paulo, Brasília: Martins, INL, 1972.

ANDRADE, Mário de. Poesias completas. São Paulo: Itatiaia, 1987.

ANDRADE, Mário de. Querida Henriqueta: cartas de Mário de Andrade a Henriqueta Lisboa. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1990.

AQUINO, Flávio de. Três fases do movimento moderno. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1952.

BARDI, Pietro Maria. História da Arte Brasileira: pintura, escultura, arquitetura, outras artes. São Paulo: Melhoramentos, 1975.

BARTHES, Roland. A Câmara Clara: Notas sobre a fotografia. Tradução. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BATISTA, Marta Rossetti. Anita Malfatti no tempo e no espaço: biografia e estudo da obra. São Paulo: Ed. 34; Edusp, 2006.

BATISTA, Marta Rossetti. Anita Malfatti no tempo e no espaço: catálogo da obra e documentação. São Paulo: Ed. 34; Edusp, 2006. 328p.

BATISTA, Marta Rossetti; LIMA, Yone Soares de. Coleção Mário de Andrade: artes plásticas. São Paulo: USP/IEB, 1998.

BOUDELAIRE, Charles. Sobre a Modernidade. São Paulo: Paz e Terra, 1997. (Coleção leitura).

BRITO, Ronaldo. “O trauma do Moderno”. In: Projeto da Arte Brasileira: Modernismo. São Paulo: Ministério da Cultura, Funarte, 1986.

BURKE, Peter. Testemunha Ocular: história e imagem. Tradução. Bauru, SP: EDUSC, 2004.

CANDIDO, Antonio. Presença da Literatura Brasileira. São Paulo/Rio de Janeiro: Difel, 1975.

CARNICEL, Amarildo. O Fotógrafo Mário de Andrade. Campinas: Editora Unicamp, 1994.

CASTRO, Moacir Werneck de. Mário de Andrade: exílio no Rio. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.

CHIPP, Herschel Browning. Teorias da arte moderna. Tradução. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

DUARTE, Paulo. “Mário de Andrade por ele mesmo”. 2ª Ed. São Paulo: HUCITEC/ Prefeitura Municipal de São Paulo/ Secretaria Municipal de Cultura, 1985.

FRANCASTEL, Galienne; FRANCASTEL, Pierre. El retrato. Tradução. Madri: Cátedra, 1988.

GOLDING, John. “Cubismo”. In: STANGOS, Nikos (Org.). Conceitos da Arte Moderna. Tradução. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2000; p. 38-57.

KOSSOY, Boris. Fotografa e história. São Paulo: Ática, 1989.

KOSSOY, Boris. Os Tempos da Fotografia: O Efêmero e o Perpétuo. São Paulo, Cotia: Ateliê Editorial,2007.

KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo, Cotia: Ateliê Editorial, 2002.

LOPEZ, Telê Ancona. A Imagem de Mário: fotobiografia de Mário de Andrade. Rio de Janeiro: Edições Alumbramento, 1998.

LOPEZ, Telê Ancona. Ramais e caminhos. São Paulo: Duas Cidades, 1972.

MEIRELES, Cecília. Cecília e Mário. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.

MICELI, Sérgio. “Nacional estrangeiro: história social e cultural do modernismo artístico em São Paulo.” São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

MICELI, Sérgio. “Imagens negociadas: retratos da elite brasileira.” São Paulo: Cia. Das Letras, 1996.

LYNTON, Nobert. “Expressionismo”. In: STANGOS, Nikos (Org.). Conceitos da Arte Moderna. Tradução. Rio de Janeiro: Zahar, 2000; p. 25-37.

PANOFSKY, Erwin. “Iconografia e Iconologia”. In: PANOFSKY, Erwin. Significados nas artes visuais. Tradução. Lisboa: Presença, 1989; p. 31-47.

SUSSEKIND, Flora. “Auto-retrato por um outro”. In: A voz e a série. Belo Horizonte: Sette Letras/ Editora UFMG, 1998.

WHITFIELD, Sarah. “Fauvismo”. In: STANGOS, Nikos (Org.). Conceitos da Arte Moderna. Tradução. Rio de Janeiro: Zahar, 2000; p. 11-23.

ZANINI, Walter (Org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles: Djalma Guimarães, 1983; 2 vols.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2010 Tameny Romão

Downloads

Não há dados estatísticos.