Limiares possíveis
PDF

Palavras-chave

Retrato
Sexualidade
Catherine Opie

Como Citar

WROBLESKI, Renata Biagioni. Limiares possíveis: retratos da artista Catherine Opie. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 6, p. 402–408, 2010. DOI: 10.20396/eha.6.2010.3889. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3889. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Ainda que se encontrem frente às câmeras fotográficas, os sujeitos não se revelam, brincam entre disfarces, ironicamente simulam o normativo, uma simplificação do que se encontraria em jargões pejorativos, emprestam seus rostos sérios para servirem de molduras para enormes bigodes. Assim se dá o trabalho de Catherine Opie, artista americana cuja produção emerge no campo da arte em no final da década de oitenta, inicio dos anos 90. De sua vasta produção, aqui serão abordados apenas os retratos realizados em estúdio.

https://doi.org/10.20396/eha.6.2010.3889
PDF

Referências

DECTER, Joshua. In Catherine Opie. Londres: The Photographer’s Gallery, 2000.

FLORES, Laura G. Fotografía y pintura: dos médios diferentes?. Espanha: Editora Gustavo Gili, 2005.

FOSTER, Hal. Recodificação: Arte, Espetáculo, Política Cultural. São Paulo: Casa Editorial Paulista, 1996.

OPIE, Catherine entrevistada por FERGUSSON, Russel In BLESSING, Jennifer (Org.). TROTMAN, Nat (Org.). Catherine Opie: American Photographer. Nova Iorque: Guggenheim Museum Publications, 2008.

Ramírez, Juan A. Corpus Solus. Espanha: Edições Siruela, 2003.

RUÍDO, Maria In Precarias a la Deriva (Org.). A la deriva por los circuitos de la precariedad feminina. Madrid: Traficantes de Sueños, 2004.

SMITH, Cherry. Damn fine art. Londres e Nova Iorque: Cassell, 1996.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2010 Renata Biagioni Wrobleski

Downloads

Não há dados estatísticos.