A face de Judas
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Palavras-chave

Rubens
Aleijadinho
Mestre Ataíde
Estampas
Gravuras

Como Citar

LEITE, Pedro Queiroz. A face de Judas: de Rubens ao Aleijadinho e mestre Ataíde. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 6, p. 381–390, 2010. DOI: 10.20396/eha.6.2010.3886. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3886. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

As pesquisas que realizamos há alguns anos têm como objetivo compor um inventário dos livros com estampas, ou mesmo das gravuras avulsas, que circularam em Minas Gerais entre meados do século XVIII e as primeiras décadas do XIX. Para tal, selecionamos como fundos de pesquisa prioritários os acervos, públicos e privados, existentes nas cidades de Ouro Preto e Mariana, por serem estas as principais concentrações urbanas da capitania no período em recorte. Realizadas já várias pesquisas neste sentido, nossa intenção é, através deste reconhecimento visual, procurar identificar algumas imagens que possam ter servido de modelos para a pintura e a talha da região destacada. Pois, como é sabido, a circulação de estampas e sua conversão em modelos para outros artistas – modelos passíveis de novos arranjos, por acréscimos ou supressões frente aos originais – é um fato tão antigo quanto bem documentado. 

https://doi.org/10.20396/eha.6.2010.3886
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