Resumo
Este texto faz um recorte da história da arte nipônica, precisamente do período no qual se estabelece um intenso diálogo entre o Japão e o Ocidente, na segunda metade do século XIX. Trata-se de uma época em que um intercâmbio se efetivou em dupla direção - o Japão acatou o Ocidente como modelo e a Europa descobriu e encantou-se com a arte japonesa, especificamente, com a xilogravura Ukiyo-e. A adoção desse modelo ocidental pelo Japão acarretou, ao mesmo tempo, a exclusão de áreas que passaram a ser consideradas periféricas, tais como as artes tradicionais japonesas, que não se encaixavam nos novos moldes, e a criação de movimentos artísticos que se contrapunham às representações da arte provenientes da Europa. Tal processo de ocidentalização gerou também ambiguidade dos termos empregados para se referir à arte e gerou uma tênue fronteira entre a arte e o artesanato ou as artes tradicionais do dô.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo, Martins Fontes: 2003.
NARUSAWA, Akira. The failure of modern Japan: The decline in traditional arts and culture. In HIRANO, Ken’ichiro (Ed). The state and cultural transformation – perspectives from East Asia. Tokyo, United Nations University Press: 1993.
INAGA, Shigemi. Is art history globalizable? – A critical commentary from a far eastern point of view. In ELKINS, James (Ed.) London and New York, Routledge: 2007.
KUMAMOTO, Kenjiro. Kindai nihon bijutsu no kenkyu. (Estudo sobre a arte japonesa moderna). Tokyo, Okurasho Insatsukyoku: 1964.
LOTMAN, Iúri. La Semiosfera I. Desiderio Navarro (Ed.). Madrid, Ediciones Cátedra: 1996.
LOTMAN, Iúri. La Semiosfera II. Desiderio Navarro (Ed.). Madrid, Ediciones Cátedra: 1998.
TAKASHINA, Shuji. Nihon bijutsu o miru me – Higashi to nishi no deai (O olhar sobre a arte japonesa – o encontro entre o Oriente e o Ocidente). Tokyo, Iwanami Shoten: 2009.
TAKASHINA, Shuji. Nihon Kindai Bijutsushiron (A teoria da historia da arte moderna japonesa). Tokyo, Chikuma Shobô: 2006.
TSUJI, Nobuo. Nihon Bijustsu no Rekishi . (A historia da arte japonesa). Tokyo, Tokyo Daigaku Shuppankai: 2009.
YANAGI, Soetsu. Mingei to wa nanika (O que é artesanato popular). Tokyo, Kodansha: 2009.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2010 Michiko Okano