Fronteira e diálogo na arte japonesa
PDF

Palavras-chave

Arte japonesa
Ocidente
Fronteiras

Como Citar

OKANO, Michiko. Fronteira e diálogo na arte japonesa. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 6, p. 370–380, 2010. DOI: 10.20396/eha.6.2010.3871. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3871. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

Este texto faz um recorte da história da arte nipônica, precisamente do período no qual se estabelece um intenso diálogo entre o Japão e o Ocidente, na segunda metade do século XIX. Trata-se de uma época em que um intercâmbio se efetivou em dupla direção - o Japão acatou o Ocidente como modelo e a Europa descobriu e encantou-se com a arte japonesa, especificamente, com a  xilogravura Ukiyo-e. A adoção desse modelo ocidental pelo Japão acarretou, ao mesmo tempo, a exclusão de áreas que passaram a ser consideradas periféricas, tais como as artes tradicionais japonesas, que não se encaixavam nos novos moldes, e a criação de movimentos artísticos que se contrapunham às representações da arte provenientes da Europa. Tal processo de ocidentalização gerou também ambiguidade dos termos empregados para se referir à arte e gerou uma tênue fronteira entre a arte e o artesanato ou as artes tradicionais do dô.

https://doi.org/10.20396/eha.6.2010.3871
PDF

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo, Martins Fontes: 2003.

NARUSAWA, Akira. The failure of modern Japan: The decline in traditional arts and culture. In HIRANO, Ken’ichiro (Ed). The state and cultural transformation – perspectives from East Asia. Tokyo, United Nations University Press: 1993.

INAGA, Shigemi. Is art history globalizable? – A critical commentary from a far eastern point of view. In ELKINS, James (Ed.) London and New York, Routledge: 2007.

KUMAMOTO, Kenjiro. Kindai nihon bijutsu no kenkyu. (Estudo sobre a arte japonesa moderna). Tokyo, Okurasho Insatsukyoku: 1964.

LOTMAN, Iúri. La Semiosfera I. Desiderio Navarro (Ed.). Madrid, Ediciones Cátedra: 1996.

LOTMAN, Iúri. La Semiosfera II. Desiderio Navarro (Ed.). Madrid, Ediciones Cátedra: 1998.

TAKASHINA, Shuji. Nihon bijutsu o miru me – Higashi to nishi no deai (O olhar sobre a arte japonesa – o encontro entre o Oriente e o Ocidente). Tokyo, Iwanami Shoten: 2009.

TAKASHINA, Shuji. Nihon Kindai Bijutsushiron (A teoria da historia da arte moderna japonesa). Tokyo, Chikuma Shobô: 2006.

TSUJI, Nobuo. Nihon Bijustsu no Rekishi . (A historia da arte japonesa). Tokyo, Tokyo Daigaku Shuppankai: 2009.

YANAGI, Soetsu. Mingei to wa nanika (O que é artesanato popular). Tokyo, Kodansha: 2009.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2010 Michiko Okano

Downloads

Não há dados estatísticos.