Monvoisin no Salon de 1859
PDF

Palavras-chave

Raymond Monvoisin
Indigenismo
Caupolicán

Como Citar

CHRISTO, Maraliz de Castro Vieira. Monvoisin no Salon de 1859: índios, mestiçagem e pessimismo. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 6, p. 279–286, 2010. DOI: 10.20396/eha.6.2010.3832. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3832. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

A escassa biografia de Monvoisin salienta a trajetória de um pintor de sólida formação que, embora tenha conseguido prêmios e certa notoriedade na corte de Luís XVIII e Luís Felipe I, não se sentia suficientemente reconhecido, a ponto de abandonar Paris e buscar fama na América Latina. No Chile, Monvoisin estabeleceu ótimo relacionamento com a elite local, ávida de ser representada, realizando mais de 300 retratos entre 1843 e 1857, a começar pelo retrato do General D. Manuel Bulnes, presidente do país. Em 1858, Monvoisin retornou definitivamente à França e participou do Salon de Paris de 1859. Na publicação explicativa das obras do Salon, constam as telas: Casal paraguaio; Caupolican, chefe dos araucanos, prisioneiro dos espanhóis e Uma chilena prisioneira dos índios nas costas da Araucania.

https://doi.org/10.20396/eha.6.2010.3832
PDF

Referências

ALDUNATE, Claudio Cifuentes, Caupolicán: creación y recreaciones de un mito, Noter og kommentarer fra Romansk Institut. Odense Universitet, 1982, núm. 53, p. 64.

ALLAMAND, Francisca. Pintura chilena del siglo XIX, Raimundo Monvoisin, retratista neoclasico de la elite romántica. Santiago de Chile: Origo Ediciones, 2008.

COSTA, Laura Maloseti. “Buenos Aires-Chicago: La vuelta del Malón”. In:... Los primeros modernos. Arte y sociedad en Buenos Aires a fines del siglo XIX. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econômica de Argentina, 2001, p. 239-285.

ERCILLA, Afonso, La Araucana. 3 ed., Santiago de Chile: Editorial Andres Bello, 2005, p. 38.

Explication des ouvrages de peinture et dessins, sculpture, architecture et gravure et architecture exposis au Palais des Champe-Elysées le 15 avril 1859. Ministère de la Maison de L`Empereur. Direction générale des Musées Impériaux. Exposition publique des ouvrages des artistes vivants pour l’année 1859. BNF.

IGLESIA, Cristina. “La mujer cautiva: cuerpo, mito y frontera”. In: La violencia del azar. Ensayo sobre literatura argentina. Buenos Aires, FCE, 2002, p. 23-38.

JAMES, David, Monvoisin. Buenos Aires: Emecé Editores, 1949.

MACKENNA, Benjamín Vicuña, Lautaro y sus tres campañas contra Santiago. 1553-1557. Estudio biográfico según nuevos documentos. Santiago: Impr. de la Librería del Mercurio, 1876, p. 6.

SOLA, Miguel e GUTIERREZ, Ricardo. Raymond Quinsac Monvoisin, su vida y su obra en America. Buenos Aires: Publicaciones de la Academia Nacional de Bellas Artes, 1948.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2010 Maraliz de Castro Vieira Christo

Downloads

Não há dados estatísticos.