Resumo
O Bel Canto, como o próprio nome diz, tem como princípio básico a beleza da voz, sua plasticidade e perfeição encarnadas numa elegante distribuição de harmônicos que resultam em um timbre aveludado e redondo, além de uniformidade e leveza. A precisão do timbre deve ser o objetivo primevo do cantor, que deverá demonstrar emoções com a ajuda da escrita vocal do compositor e de sua flexibilidade e técnica vocal, amadurecida durante anos e muitas vezes décadas de estudo diário que proporcionarão um controle absoluto do “appoggio”, ou controle da respiração, e, portanto, uma capacidade invejável de cantar notas sustentadas ou em agilidade, utilizando-se de embelezamentos de todo tipo e forma, característicos da música barroca.
Referências
Barbier, Patrick. História dos Castrati. Trad. De Raquel Ramalhete. Editora Nova Fronteira: Rio de Janeiro, 1993, pág. 2.
Beranek, Leo. Concert Halls and Opera Houses. Springer-Verlag: Nova Iorque, 2004, pág. 361.
BERLIOZ, Hector. Rapport sur les instruments de musique, Xe jury, Ier subdivision, Instruments de musique, Bibliothécaire du Conservatoire Impérial de Musique et de déclamation.
Celletti, Rodolfo. Trad. de Frederick Fuller. A History of Bel Canto. Clarendon Press, Oxford, 1991, pág. 112.
Coffin, Berton. Historical Vocal Pedagogy Classics. The Scarecrow Press: Lanham e Londres, 1989, pág. 133.
COMETTANT, Oscar, La musique, les musiciens et les instruments de musique, chez les différents peuples du monde : archives complètes de tous les documents qui se rattachent à l’exposition international de 1867. BnF – Bibliothèque National de France.
Forsyth, Michael. Buildings for Music. MIT Press: Cambridge, MA, 1985, pág. 96.
GAY, Peter, A experiência burguesa da Rainha Vitória a Freud: A Educação dos sentidos, São Paulo: Cia das Letras 1988.
GAY, Peter, O século de Schnitzler: A formação da cultura da classe média 1815 – 1914, São Paulo: Cia das Letras, 2002.
GAY, Peter, A experiência burguesa da Rainha Vitória a Freud: Guerra dos prazeres, São Paulo: Cia das Letras, 2001.
GAY, Peter, Une culture bourgeoise 1815-1914: Londres, Paris, Berlin... Biographie d’une classe sociale, Éditions Autrement, Collection Mémoires nº 113.
BENJAMIM, Walter. A modernidade e os modernos. Rio de Janeiro. Tempo Brasileiro, 1975.
BENJAMIM, Walter.Paris Capital do século XIX.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2010 Luciano Simões Silva, Denise Scandarolli