O Bel Canto e seus espaços
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Palavras-chave

Bel Canto
Técnica vocal
Ópera barroca

Como Citar

SILVA, Luciano Simões; SCANDAROLLI, Denise. O Bel Canto e seus espaços. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 6, p. 255–260, 2010. DOI: 10.20396/eha.6.2010.3829. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3829. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

O Bel Canto, como o próprio nome diz, tem como princípio básico a beleza da voz, sua plasticidade e perfeição encarnadas numa elegante distribuição de harmônicos que resultam em um timbre aveludado e redondo, além de uniformidade e leveza. A precisão do timbre deve ser o objetivo primevo do cantor, que deverá demonstrar emoções com a ajuda da escrita vocal do compositor e de sua flexibilidade e técnica vocal, amadurecida durante anos e muitas vezes décadas de estudo diário que proporcionarão um controle absoluto do “appoggio”, ou controle da respiração, e, portanto, uma capacidade invejável de cantar notas sustentadas ou em agilidade, utilizando-se de embelezamentos de todo tipo e forma, característicos da música barroca.

https://doi.org/10.20396/eha.6.2010.3829
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