Do pictoral ao moderno sem fronteiras
PDF

Palavras-chave

Fotografia amadora
Fotografia de vanguarda
Pictórico

Como Citar

MENEZES, Lucas Mendes. Do pictoral ao moderno sem fronteiras: práticas fotográficas de vanguarda a serviço da fotografia amadora. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 6, p. 247–254, 2010. DOI: 10.20396/eha.6.2010.3828. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3828. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Esta comunicação tem como objetivo analisar o fenômeno da apropriação de práticas fotográficas artísticas consideradas de vanguarda na produção de fotógrafos artistas amadores entre os anos de 1940 e 1960. Apesar do impulso inicial deste breve trabalho se relacionar com a pesquisa em desenvolvimento no mestrado – que tem como foco a realidade fotográfica artística belo-horizontina – nosso ponto de partida não diz respeito a uma localidade específica; construiremos uma abordagem temática a partir do contato com publicações especializadas (nacionais e estrangeiras), catálogos de exposições organizadas por foto-clubes de várias localidades do mundo, assim como imagens fotográficas oriundas de diferentes coleções. O material analisado foi catalogado através de uma pesquisa realizada nos seguintes acervos: da Société Française de Photographie e da Maison Européenne de la Photo, ambas localizadas em Paris e com uma riquíssima coleção de publicações com o tema da fotografia de várias localidades do mundo; do fotógrafo belo-horizontino Wilson Baptista, fundador do Foto Clube de Minas Gerais (FCMG) em 1951, cuja coleção é constituída por catálogos de exposições e publicações nacionais e internacionais de fotografia; e também alguns números da revista Fotoarte, criada por iniciativa de fotógrafos amadores brasileiros membros de foto-clubes e publicada a partir de 1958. Desta forma, a produção dos fotógrafos amadores não será abordada em sua totalidade; optamos por analisar imagens e textos de fotógrafos formalmente reunidos nessas associações de aficionados no período mencionado.

https://doi.org/10.20396/eha.6.2010.3828
PDF

Referências

International Fotosalon. Fotoclub Vooruit (Bélgica,1960/Acervo Acervo Sociedade Fluminense de Fotografia).

º Salão de Arte Fotográfica do Grupo Desportivo da CUF – Barreiro (Portugal, 1959/Acervo Sociedade Fluminense de Fotografia).

Almanaque Português de Fotografia (Portugal, 1960/ /Acervo Société Française de Photographie).

XX Salon Anual Internacional de Arte Fotográfico – Foto Club de Salta (Argentina, 1960/Acervo Acervo Sociedade Fluminense de Fotografia).

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2010 Lucas Mendes Menezes

Downloads

Não há dados estatísticos.