O desenho e os cômodos na vila Foscari de Palladio
PDF

Palavras-chave

Palladio
Desenho
Foscari

Como Citar

LANCHA, Joubert José. O desenho e os cômodos na vila Foscari de Palladio. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 6, p. 220–230, 2010. DOI: 10.20396/eha.6.2010.3825. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3825. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma análise da sequência de modelos tridimensionais interpretativos que foram desenvolvidos com o intuito de discutir a forma e a solução geométrica dos cômodos propostos por Andrea Palladio para a vila Foscari - Malcontenta di Mira (1559). Elaborados de maneira a revelar simultaneamente a solução adotada para as quatro diferentes abóbadas utilizadas como teto dos cômodos da vila, esses modelos evidenciam a correspondência entre cada uma das partes e o todo do edifício. Os vínculos entre largura, comprimento e altura de cada cômodo, entre um cômodo e outro, e de cada um deles com a sala central, visíveis nos modelos, revelam uma estrutura compositiva orgânica para o inteiro volume edificado. Cotejamos, então, a solução específica para essa vila com as definições e recomendações ideais apresentadas no livro I de I Quattro Libri dell’Architettura, no qual Palladio, depois de demonstrar os três modos de determinação proporcional da altura dos cômodos, apresenta, no capítulo XXIV (“Delle maniere dei volti”), as sete possíveis formas de cobertura das salas. Elenco de formas, que não difere muito das indicações de seus predecessores: também Leon Battista Alberti e Sebastiano Serlio individuaram possibilidades similares para os ambientes internos. Estabelecemos esse confronto entre o edifício e o texto através da análise gráfica e geométrica para evidenciar que a forma escolhida e a proporção adotada para os cômodos e suas respectivas coberturas se organizam em um movimento circular na composição da planta da vila. Movimento que, partindo do menor cômodo, segue em direção à sala central. Essa revolução das partes em um movimento compositivo foi um esquema perseguido por Palladio em vários de seus projetos, e na vila Foscari assume uma clareza expressiva.

https://doi.org/10.20396/eha.6.2010.3825
PDF

Referências

ACKERMAN, James.S., Palladio. Einaudi, Torino. 1966. p.19.

BARBARO, Daniele. I dieci Libri dell’architettura di M. Vitruviu tradotti e commentati da Mons. Daniel Barbaro eletto Patriarca d’Aquileia..., Venezia 1556, libro VI, cap.IX, p.298.cfr Ackerman;J. La villa.p.121.

Cevese; Renato. Palladio e le scale Annali di architettura.pg.107-113 CISA, 2005.

L. B. Alberti L’Architettura. Livro V cap. XVII, p.416.

Palladio A. I Quattro Libri dell’architettura. L I, Cap.I.

Palladio A. I Quattro Libri dell’architettura. LI, Cap. XXI.

Palladio A. I Quattro Libri dell’architettura. LI cap.XXIII.

Palladio A. I Quattro Libri dell’architettura. LI cap.XXVIII.

Palladio A. I Quattro Libri dell’architettura. LII cap.II.

Palladio A. I Quattro Libri dell’architettura. LII cap.XIV.

Palladio A. I Quattro Libri dell’architettura. L II cap.XIII.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2010 Joubert José Lancha

Downloads

Não há dados estatísticos.