Sofonisba Anguissola (1532/38-1625)
PDF

Palavras-chave

Sofonisba Anguissola
Retrato
Renascimento
Itália
Espanha

Como Citar

HARGRAVE, Isabel. Sofonisba Anguissola (1532/38-1625): uma pintora italiana no renascimento espanhol. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 6, p. 211–219, 2010. DOI: 10.20396/eha.6.2010.3824. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3824. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Sofonisba Anguissola, nascida entre 1532 e 1538 (data mais aceita hoje), é a mais velha de 7 irmãos, sendo 6 mulheres, entre as quais 4 (Sofonisba, Lucia, Europa e Ana Maria), chegaram a pintar, Elena (que se tornou monja), Minerva (que se dedicou às letras), e um homem, Asdrúbale. A família Anguissola pertencia à pequena aristocracia cremonense, mas era uma família com formação suficiente
para que o pai, Amilcar Anguissola e a mãe, Bianca Ponzoni, se preocupassem em oferecer-lhes uma educação completa que passasse pelas artes, pelo ensino do latim, letras e instrumentos musicais, como de resto constava nas indicações de educação de uma gentildonna no O Cortesão de Baltassare Castiglione.

https://doi.org/10.20396/eha.6.2010.3824
PDF

Referências

BAYER, Andrea. Sofonisba Anguissola and her sisters. Cremona, Vienna and Washington. The Burlington Magazine. Vol. 137, nº 1104 (Mar., 1995), pp. 201-202.

CAROLI, Flavio. Sofonisba e le sue sorelle. Milan. Arnoldo Mondadori. 1987. In: CHENEY, Liana De Girolami. Sixteenth Century Journal, Vol. 24, No. 4 (Winter, 1993) pp. 941-942.

CASTELNUOVO, Enrico. Retrato e Sociedae na Arte Italiana – ensaios de história social da arte. São Paulo. Companhia das Letras. 2006.

GARRARD, Mary D. Here’s Looking at Me: Sofonisba Anguissola and the Problem of the Woman Artist. Rennaissance Quarterly, Vol. 47, No. 3. (Autumn, 1994), pp. 556-622.

JACOBS, Fredrika. Woman’s Capacity to Create: The Unusual Case of Sofonisba Anguissola. In: Renaissance Quarterly, Vol. 47, No. 1. (Spring, 1994), pp. 74-101.

KING, Catherine. Looking a sight: sixteenth-century portraits of woman artists. Zeitschrift für Kunstgeschichte, 58 Bd., H. 3 (1995), pp. 381-406.

KUSCHE, Maria. Sofonisba Anguissola retratista de la corte española. Paragone - arte, Anno XLIII, nº 34-35, 509-511, 1992, pp. 3-34.

KUSCHE, Maria. Sofonisba Anguissola vuelta a Italia. Continuación de sus relaciónes con la corte española. Paragone – arte, AnnoXLIII, nº 41, 513, 1992, pp. 10-35.

NICOTRA, Alfio. Comentarios sobre las atribuiciones a Sofonisba Anguissola. Archivo Español de Arte, LXXXII, 327, Julio-Septiembre 2009, pp. 285-316.

PERLINGIERI, Ilya Sandra. Sofonisba Anguissola: The First Great Woman Artist of the Renaissance. New York. Rizzoli. 1992. In: HARRIS, Ann Sutherland. Painting a flawed portrait, The Women’s Review of Books, Vol. 10, nº 2 (Nov., 1992), pp. 20-21.

PERLINGIERI, Ilya Sandra. Sofonisba Anguissola’s Early Sketches. In: Woman’s Art Journal, Vol. 9, No. 2. (Autumn, 1988 – Winter, 1989), pp. 10-14.

PORQUERES, Bea. Sofonisba Anguissola. Madrid. Ediciones del Orto. 2003.

SABATER, Dolores Fúster. Retrato de una joven dama en el Museo Lázaro Galdiano. Sofonisba Anguissola en la corte de Felipe II. Goya, nº 300, Mayo/Jun 2004. Pp. 167-184.

TOLNAY, Charles. Sofonisba Anguissola and her relations with Michelangelo. The Journal of the Walters Art Gallery, Vol. 4 (1941), pp. 114-119.

VASARI, Giorgio. Le Vite dei più eccellenti pittori, scultori e architetti. Roma: Grandi Tascabili Economici Newton, 1993. Segunda Edição revisada: 1568.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2010 Isabel Hargrave

Downloads

Não há dados estatísticos.