Resumo
Andre Chastel no prefácio de L’Antirinascimento de Eugenio Battisti, definiu esta pesquisa da “outra face” do Renascimento como a “epistemologia do negativo” exercida quando “l’ordine del sapere è fatto in modo che la penetrazione delle apparenze richiede oggi nozioni negative e paradossali”. O prefixo anti empregado pelo autor nos convida a adentrar em um novo espectro conceitual da história da arte que nos permite associar, como bem faz Battisti, a problemática ocorrida entre o classicismo renascentista e o antirrenascimento, e o neoclassicismo e o romantismo do século XIX. Propõe-se nesta comunicação uma reflexão a respeito deste caráter obscurum per obscuris em relação à pintura Lo Staffato, de Giovanni Fattori.
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo, Companhia das Letras, 1992, pg. 155.
BATTISTI, Eugenio. L’Antirinascimento. Nino Aragno Editore, 2005; pg. 466.
BIANCIARDI, Luciano (presentazione). L’Opera Completa di Fattori. Milano: Rizzoli Editore, 1970; pg. 6.
BROUDE, Norma F. The Macchiaioli: Effect and Expression in Nineteenth-Century Florentine Painting. The Art Bulletin. Vol. 52, n°1 (Mar. 1970), pg. 11-21.
CHASTEL, Andre. “Prefazione”. In: BATTISTI, Eugenio. L’Antirinascimento. Nino Aragno Editore, 2005; pg. IV.
Fucini, Águas passadas. In: BIANCIARDI, Luciano (presentazione). L’Opera Completa di Fattori. Milano: Rizzoli Editore, 1970.
HUGO, Victor. Do Grotesco e do Sublime. XXX, pg. 70-71.
“Luigi”, “Ciarle fiorentine”, Gazzetta del Popolo, anno II, n° 301, Nov. 3, 1862. Reimpresso em: BORGIOTTI, M e CECCHI, E. Macchiaioli Toscani d’Europa. Florence, 1963, pg. 23-25.
VASARI, Giorgio. Vita di Raffaello da Urbino pittore e architetto. In: http://biblio.signum.sns.it/vasari/consultazione/Vasari/indice.html (acessado em 29/11/2010).
“X” [Telemaco Signorini], “Polemica artística”, La Nuova Europa, anno II, n° 188, Nov. 19, 1862. Reimpresso em BORGIOTTI e CECCHI, Macchiaioli Toscani d’Europa, 26.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2010 Fernanda Marinho