Transformação e consolidação do gênero opéra-comique a partir da Querelle des Bouffons
PDF

Palavras-chave

História da música
Teatro lírico francês
Cultura
Estética
Querelle des Bouffons

Como Citar

SCANDAROLLI, Denise. Transformação e consolidação do gênero opéra-comique a partir da Querelle des Bouffons. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 6, p. 133–138, 2010. DOI: 10.20396/eha.6.2010.3810. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3810. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

O gênero operístico denominado opéra-comique tem suas origens nos espetáculos teatrais e de divertimento que eram apresentados nas feiras sazonais de Paris. Por volta da segunda metade do século XVII, época em que esse tipo de espetáculo Forain ganha um caráter mais homogêneo, as principais feiras parisienses eram a Foire Saint-Germain e a Foire Saint-Laurent. A primeira se localizava entre a igreja de Saint Germain de Prés e a Saint Suplice (rive gauche) e funcionava entre o início de fevereiro até o domingo de páscoa; a segunda ficava nas proximidades do faubourg Saint Denis (rive droite) e permanecia aberta entre agosto e outubro. Essas feiras recebiam espetáculos de divertimento como domadores de feras, gigantes, anões, malabaristas, dançarinos de corda bamba, os quais foram dando lugar, ao passar do tempo, a pequenas comédias em prosa ou verso entremeadas por música.

https://doi.org/10.20396/eha.6.2010.3810
PDF

Referências

BOILEAU, “Art poétique”, In: Œuvres, éd. Sylvain Menat, Paris, Garnier-Flammarion, 1969, vol. 2, p. 97.

BOUSSOU, Silvie. “Vaudeville et distanciation dans l’opéra-comique des années 1750”, La Querelle des Bouffons dans la vie culturelle française du XVIIIe siècle, Paris, CNRS editions, 2005.

CAMPARDON, Emile. Les Spectacles de la Foire depois 1595 jusqu’à 1791, Paris, Berger-Levrault, 1877.

COOK, Elisabet. Verbete: “Querelle des Bouffons”, In: New Grove Dictionary of Opera, éd. Stanley Sadie, London-New York, Macmillan-Grove, 1998.

COUVEUR, Manuel; VENDRIX, Philippe. L’opéra-comique en France au XIX siècle, Liege, Madarga, p. 230.

FABIANO, Andréa. La Querelle des Bouffons dans la vie culturelle française du XVIIIe siècle, Paris, CNRS éditions, 2005.

FAVART, Theatre de M. Farvart, ou Recueil des comédies, parodies et opéras-comiques qu’il a donnés jusqu’à ce jour, Paris, Duchesne, 1763, t. I, préface, p. VI.

GRIMM, La Querelle des Bouffons, texto de panfletos com introdução, comentários e index de Denise Launay, Genèvem Minkoffm 1973, t. I, p. XIV.

ISHERWOOD, Robert, “Nationalism and the Querelle des Bouffons”, In: D’une opéra à l’autre: Hommage à Jean Mongrédien, Paris, Presses Universitaires de France, 1996.

KINTZLER, Catherine. Poetique de l’opéra français, Paris, Minerve, 1991.

LESAGE, Alain-René e D’ORNEVAL, Le Theâtre de la Foire ou l’Opéra-comique, Genève, Slatkine reprint, 1968 (Paris, gandouin, 1721-1737), vol. I, p. 8.

Lettre de Madame*** à une de ses amies sur les spectacles et principalement sur l’opéra-comique, s.l., s.n., 1745, p. 5-6.

POULET-MALASSIS, Auguste. La Querelle des Bouffons, Paris, Nabu Presse, 2010.

ROUSSEAU, J. J., Confessions, Paris, Flammarion, 1968, t.2, p. 134.

ROUSSEAU, J. J., verbete: "Vaudeville", "Dictionnaire de la musique", In: Œuvres complètes, vol. 5, éd, Bernard Gagnebin et Marcel Raymond, Paris, Gallimard, 1995.

VENDRIX, Philippe. Utopistes et visionnaires : réflexions sur l’idéal des théoriciens de l’opéra-comique, Gretry et l’Europe de l’opéra-comique, Liege, Madarga, p. 221.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2010 Denise Scandarolli

Downloads

Não há dados estatísticos.