Cantaria
PDF

Palavras-chave

Cantaria
Arquitetura
Século XVIII
Técnicas construtivas
Métodos de pesquisa

Como Citar

LEAL, Daniela Viana; CIANFARANI, Mônica. Cantaria: entre fronteiras de campos de estudo. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 6, p. 127–132, 2010. DOI: 10.20396/eha.6.2010.3809. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3809. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

O tema que dá nome a esse encontro: História da Arte e suas fronteiras discute os limites do campo de pesquisa e também a sua expansão. A arte da Cantaria, do trabalho com a pedra para a construção, ainda é muito pouco conhecida mesmo entre os profissionais da área ou nos meios acadêmicos. Por se tratar de uma técnica aplicada ao desenvolvimento de peças tanto estruturais quanto para elementos decorativos, seu estudo permanece entrincheirado nas fronteiras de diferentes campos de pesquisa. Os estudiosos das técnicas da escultura costumam relegar a cantaria ao espaço de interesse da arquitetura. Todavia, arquitetos de formação modernista tendem a rechaçar os trabalhos ornamentais como de importância menor dentro de uma perspectiva que glorifica a simplicidade das formas.

https://doi.org/10.20396/eha.6.2010.3809
PDF

Referências

ANDRADE, Antonio L. D. Vale do Paraíba, sistemas construtivos. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 1984.

AVILA, Affonso. Iniciação ao Barroco mineiro. São Paulo: Nobel, 1984.

BAZIN, Germain. A Arquitetura Religiosa Barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 1983.

CAMI, Josepmaria Teixidó i; SANTAMERA, Jacinto Chicharro. Escultura em Pedra. Tradução Marisa Costa, Coleção Artes e Ofícios. Lisboa: Editorial Estampa, 2001.

GAMA, Ruy (Org.). História da Técnica e da Tecnologia. São Paulo: T.A. Queiroz; EDUSP, 1985.

GAMA, Ruy. A tecnologia e o trabalho na história. São Paulo: Edusp; Nobel, 1986.

GAMA, Ruy. Engenho e Tecnologia: contribuição à História da Técnica no Brasil. São Paulo: Duas Cidades, 1983

KATINSKY, Júlio R. Um guia para a história da técnica no Brasil Colônia. São Paulo: Fau-USP, 1998.

KATINSKY, Julio R. Uso de pedras duras nas construções brasileiras. Primeiro Congresso do Fórum Matosinhense. Matosinhos, 27 de marco de 1993.

LEAL, Daniela Viana. A arte da Cantaria ao longo da Estrada Real – as produções do século XVIII no caminho do ouro em abordagens multidisciplinares. Anais do II Encontro de História da Arte da Unicamp, Campinas: 2006.

MACHADO, Cirilo Wolkmar. Tratado de arquitectura & pintura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

MOTOYAMA, Shozo. Perlúdio para uma História da Ciência e Tecnologia no Brasil. São Paulo: EDUSP; FAPESP, 2004.

PEREIRA, Carlos Alberto; LICCARDO, Antonio; SILVA, Fabiano Gomes da. A arte da Cantaria, Belo Horizonte: C/Arte, 2007.

PEREIRA, Paulo; RAMALHO, M. de Magalhães – Pedra de Traçaria do Convento de S. Francisco de Santarém. In Revista de Arqueologia Medieval, nº 5, Stª Maria da Feira: Edições Afrontamento, p. 295-301, 1997.

RAMALHO, Maria. O convento de São Francisco de Santarém – historia e arqueologia de um monumento. Dissertação de Mestrado em Arqueologia, Universidade do Porto, Porto, 1998.

SILVA, Fabiano Gomes da. Pedra e Cal: os construtores de Vila Rica no século XVIII. Dissertação de Mestrado, FAFICH/UFMG, Belo Horizonte, 2007.

TOLEDO, Benedito Lima de. O “risco”, segredo da arquitetura brasileira do século XVIII. Do risco à estereotomia. Suplemento Cultural O Estado de S. Paulo, ano II, n. 88, domingo 2 de julho de 1978.

TRINDADE, Raymundo Octavio da. São Francisco de Assis de Ouro Preto; crônica narrada pelos documentos da ordem. Rio de Janeiro: Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 1951.

VARGAS, M. (Org.). História da Técnica e da Tecnologia no Brasil. São Paulo: EDUNESP; CEETEPS, 1994.

VASCONCELOS, Augusto Carlos de. O Concreto no Brasil. São Paulo, Studio Nobel, 2002.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2010 Daniela Viana Leal; Mônica Cianfarani

Downloads

Não há dados estatísticos.