Entre Darwin e Ruskin
PDF

Palavras-chave

Charles Frederick Hartt
Charles Darwin
John Ruskin
Evolucionismo
Artes decorativas

Como Citar

KERN, Daniela. Entre Darwin e Ruskin: Charles Frederick Hartt e a evolução no ornamento. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 6, p. 120–126, 2010. DOI: 10.20396/eha.6.2010.3782. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3782. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

No presente trabalho pretende-se abordar o modo como o geólogo e arqueólogo canadense Charles Frederick Hartt (1840-1878) utiliza e harmoniza, em sua teoria sobre a evolução do ornamento nas artes decorativas, conceitos de dois pensadores contemporâneos e intelectualmente antagônicos, o naturalista Charles Darwin (1809-1882) e o crítico de arte John Ruskin (1819-1900). Trata-se, aqui, de analisar as estratégias utilizadas por Hartt, com amparo sobretudo em Darwin e Ruskin, em três artigos escritos entre 1873 e 1875, a saber, Begginings of art, or evolution in ornament, conferência apresentada em Albany em 1873 e publicada no ano seguinte; A origem da arte e a evolução do ornamento, conferência proferida na Escola da Glória, Rio de Janeiro, em 1875, e Evolution in ornament, texto publicado no periódico Popular Science Monthly, em 1875, uma versão revisada da conferência de 1873. Em tais trabalhos, Hartt propõe-se a apresentar, conforme suas próprias palavras, pela primeira vez na história da arte, uma teoria racional que justifique a origem e a evolução da arte decorativa, em especial da ornamentação cerâmica, teoria cujas bases e argumentos é nossa intenção discutir.

https://doi.org/10.20396/eha.6.2010.3782
PDF

Referências

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. 6. Ed. São Paulo: Livraria Pioneira, 1991.

BRETT, David. Design Reform and the Laws of Nature. Design Issues, v. 11, n. 3, p. 37-49, Autumn, 1995.

City and suburban news: New York. New York Times, February 14, 1874.

DARWIN, Charles. The origin of species. 6. Ed. New York: F. Collier & Son, 1872.

GOMBRICH, E. H. The sense of order. A study in the psychology of decorative art. London: Phaidon, 2002.

HARTT, Carlos Frederico. A origem da arte ou a evolução da ornamentação. Archivos do Museu Nacional, v. VI, p. 95-108, 1885.

HARTT, Charles Frederick. Beginning of art, or evolution in ornament. Proceedings of the University convocation, held at Albany. Albany, NY: University of the State of New York, 1873, p. 143-152.

HARTT, Charles Frederick. Evolution in ornament. The Popular Science Monthly, v. VI, p. 266-275, jan. 1875.

FREITAS, Marcus Vinícius de. Charles Frederick Hartt, um naturalista no Império de Pedro II. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

JONES, Owen. The grammar of ornament. New York: DK Publishing, 2001.

KEYSER, Barbara Whitney. Ornament as Idea: indirect imitation of nature in the Design Reform Movement. Journal of Design History, v. 11, n. 2, p. 127-144, 1998.

RUSKIN, John. A Manufatura Moderna e o Design (1859). In: RUSKIN, John. A economia política da arte. Rio de Janeiro: Record, 2005. p. 155-190.

SMITH, Jonathan. Charles Darwin and Victorian visual culture. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2009.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2010 Daniela Kern

Downloads

Não há dados estatísticos.