Roberto Longhi e Eugenio Battisti, contrapontos sobre perspectiva e pintura em Piero della Francesca
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Palavras-chave

Piero della Francesca
Roberto Longhi
Eugenio Battisti
Perspectiva
Pintura

Como Citar

FURLAN, Annie Simões Rozestraten. Roberto Longhi e Eugenio Battisti, contrapontos sobre perspectiva e pintura em Piero della Francesca. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 6, p. 61–66, 2023. DOI: 10.20396/eha.6.2010.3767. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3767. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

O século XV é um período fundamental para o desenvolvimento prático da perspectiva e também para sua teorização. Muitos artistas utilizam a perspectiva, de variadas maneiras, e alguns buscam dar a ela uma sistematização. Entre estes Piero della Francesca (1411/12-1492) que além de seu trabalho como pintor, escreve um tratado dedicado às questões da perspectiva na pintura, o De prospectiva pingendi. O tratado tem como elementos essenciais a proporção e a mensuração, noções importantes para a vida destes que viveram na Itália do século XV. E apresenta um aspecto didático importante, pois é acrescido de inúmeras imagens, desenhos de projeções em perspectiva.

https://doi.org/10.20396/eha.6.2010.3767
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Referências

Battisti, E. 1971, Piero della Francesca, Ins.Editoriale Italiano, Milão.

Longhi, R. 2005, Breve mas verídica história da pintura italiana, Cosac Naify, São Paulo.

Longhi, R. 2007, Piero della Francesca, Cosac Naify, São Paulo.

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Copyright (c) 2010 Annie Simões Rozestraten Furlan

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