As coleções Matarazzo no acervo do MAC USP e a pintura moderna no Brasil
PDF

Palavras-chave

Pintura Moderna Italiana
Coleção
Crítica de arte

Como Citar

MAGALHÃES, Ana Gonçalves. As coleções Matarazzo no acervo do MAC USP e a pintura moderna no Brasil. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 6, p. 45–53, 2010. DOI: 10.20396/eha.6.2010.3765. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3765. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Em A Arqueologia do Saber, Michel Foucault fez a crítica à história das mentalidades em sua visão do discurso da história por via daquilo que os historiadores da escola dos Annales designavam como a “longa duração” - e que, portanto, implicava trabalhar com a noção de continuidade -, para propor uma análise da disciplina que pudesse incorporar e interpretar a descontinuidade. Foucault começava analisando as regularidades discursivas, isto é, na elaboração mesma do discurso (procedimentos do historiador), e sobre a formação do objeto do discurso ou o objeto de estudo do historiador, e de como a descrição do objeto levava necessariamente à construção do discurso. Em última análise, ele partia da aporia do discurso historiográfico em trabalhar com a noção de descontinuidade, ao mesmo tempo em que ela já estava dada pelo próprio objeto de estudo do historiador.

https://doi.org/10.20396/eha.6.2010.3765
PDF

Referências

Ana Gonçalves Magalhães. "Achille Funi nella collezione del MAC USP" Rivista L’Uomo Nero, Antonello Negri (editor), Departimenti di Storia delle Arti, del Spetacolo e della Danza, Università degli Studi di Milano [NO PRELO].

Ana Paula Nascimento (“MAM: Museu para a Metrópole”, dissertação de mestrado apresentada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU USP em 2003).

Annateresa Fabris. “Um fogo de palha aceso” In: Annateresa Fabris e Luis Camillo Osório. MAM 60. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2008.

Annateresa Fabris. “A travessia da arte moderna” In: História e(m) Movimento. MAM 60 Anos [folheto das conferências proferidas por ocasião da mostra comemorativa dos 60 anos do MAMSP].Arquivo do IPHAN, MinC – Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro.

Caderno de viagem de Yolanda Penteado, Davos, Suíça, 1947. Seção de Catalogação, MAC USP.

Carta de Livio Gaetani a Francisco Matarazzo Sobrinho, datada de 20/07/1947, Fundo MAMSP, Arquivo MAC USP.

Carta de Mario Sironi datada de 15 de outubro de 1946, pasta do artista, Seção de Catalogação – MAC USP.

Catálogo da exposição Mostra Novecento Italiano, Milão, 1929.

Colunas de Sérgio Milliet n’ O Estado de São Paulo, em 04/03/1948 e 10/09/1948. Fundo Rodrigo Mello Franco de Andrade/SPHAN.

Daniel Gutman. El amor judío de Mussolini. Margherita Sarfatti, del fascismo al exilio. Buenos Aires: Lumière, 2006.

Documento manuscrito do Ministério de Relações Exteriores do Brasil a Francisco Matarazzo Sobrinho, cartas de Mário Pedrosa, como diretor artístico do MAMSP, aos conselheiros do Museu cobrando a anuidade não paga, datadas de 1961, e Ata de Dissolução do MAMSP, de dezembro de 1962. Fundo Francisco Matarazzo Sobrinho, Arquivo Histórico Wanda Svevo, Fundação Bienal de São Paulo.

Marcelo Mattos Araújo (“Os Modernistas na Pinacoteca: o Museu entre a Vanguarda e a Tradição”, tese de doutorado apresentada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU USP em 2002).

Marcos Tognon. Arquitetura Italiana no Brasil. A Obra de Marcello Piacentini: História, Catálogo, Documentos. Campinas: Editora da Unicamp, 1999.

Margherita Sarfatti. Storia della Pittura Moderna. Roma: Cremonese, 1930.

Margherita Sarfatti. Espejo de la Pintura Actual. Buenos Aires: Argos, 1947, p. 150.

Maria Cecília França Lourenço. Museus acolhem o Moderno. São Paulo: Edusp, 1999.

Mário de Andrade, “O Desenho” In: Aspectos das Artes Plásticas no Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 1963.

Michel Foucault. L’Archéologie du Savoir. Paris: Gallimard, 1969. A epígrafe foi tirada da edição Gallimard, 2008, p. 17.

Regina Teixeira de Barros (“Revisão de uma História: A Criação do Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1946-1949”, dissertação de mestrado apresentada na Escola de Comunicação e Artes – ECA USP, em 2002).

Walter Zanini (Org.). Cat. exp. Homenagem a Francisco Matarazzo Sobrinho. São Paulo: MAC USP, 1977; Elza Ajzenberg (Org.). Cat. exp. Ciccillo Matarazzo. São Paulo: MAC USP, 2003.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2010 Ana Gonçalves Magalhães

Downloads

Não há dados estatísticos.