Resumo
A investigação da idéia-projeto do Barracão do artista brasileiro Hélio Oiticica (1937-1980) e do projeto New Babylon do artista holandês Constant Nieuwenhuis (1920 – 2005) descortina uma série de conexões entre o movimento europeu denominado Internacional Situacionista (1957 – 1972) e o artista brasileiro. Apesar de ambos terem partilhado de um caráter essencialmente revolucionário da arte, buscando sua superação, e de terem retomado, em meados dos anos 1960, o ideal vanguardista do início do século e, sobretudo, o tom niilista das vanguardas irracionalistas dos movimentos anti-arte como o Dadaísmo e o Surrealismo, observa-se, no entanto, na trajetória de Oiticica, uma postura voltada para questões locais da realidade brasileira, enquanto os situacionistas pretendiam-se internacionais, alimentando a perspectiva de difusão em âmbito internacional de suas idéias e propostas revolucionárias.
Referências
Braga, P. Conceitualismo e Vivência. In: Braga, P. (Org.) Fios soltos: a arte de Hélio Oiticica. São Paulo: Perspectiva, 2008, p. 276.
Buchmann, S. Da antropofagia ao conceitualismo. In: Braga, P. (Org.) Fios soltos: a arte de Hélio Oiticica. São Paulo: Perspectiva, 2008, p. 223-224.
Careri, F. Constant: New Babylon, uma città nomade. Turin: Testo & Immagine, 2001.
Constant. The principle of disorientation. In: Costa, X; Andreotti, L. Situacionistas. Arte, política, urbanismo. Situationists. Arts, politics, urbanism. Catálogo de exposição. Museu d’Art Contemporani de Barcelona, 1996. p. 87.
Debord, G. A Sociedade do Espetáculo. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997, tese 169, p. 112.
Favaretto, C. A invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: Edusp, 2000.
Jacques, P. B. A estética da Ginga A arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. p. 65.
Lambert, J-C. Constant e o Labirinto. In: Costa, X; Andreotti, L (organizadores). Situacionistas. Arte, política, urbanismo. Situationists. Arts, politics, urbanism. Catálogo de exposição. Museu d’Art Contemporani de Barcelona, 1996, p. 100.
Oiticica, H. “The senses Pointing Towards a New Transformation. Op.cit. Braga, P. Conceitualismo e Vivência. In: Braga, P. (Org.) Fios soltos: a arte de Hélio Oiticica. São Paulo: Perspectiva, 2008, p.267. (tradução de Paula Braga).
Perniola, M. Appunti per uma storia dell’urbanistica labiríntica. In: Rivista di Estetica. Ano XIII, Volume II, maio – agosto de 1968, p. 233 – 251.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2010 Ana Carolina Fróes Ribeiro Lopes