Jean-Pierre Chabloz e a campanha de mobilização de trabalhadores para a Amazônia (1943)
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Palavras-chave

Jean-Pierre Chabloz
Cartaz e estudo preliminar
Batalha da borracha
Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia
Campanha da borracha

Como Citar

MORAES, Ana Carolina Albuquerque de. Jean-Pierre Chabloz e a campanha de mobilização de trabalhadores para a Amazônia (1943): cartaz e estudo preliminar em confronto. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 6, p. 21–27, 2010. DOI: 10.20396/eha.6.2010.3762. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3762. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

Significativa foi a atuação de Jean-Pierre Chabloz (1910-1984) no ambiente cultural do estado do Ceará. Artista plástico, crítico de arte, publicitário, músico e agitador cultural, o suíço veio a desenvolver profundo vínculo emocional com o estado, o que pode ser constatado em livro de sua autoria, postumamente publicado, intitulado Revelação do Ceará. A Fortaleza, chegou em 1943, convidado para atuar como responsável pela propaganda da “Campanha da Borracha”, parte dos esforços do governo Vargas para cumprir os acordos estabelecidos com o governo dos Estados Unidos no ano anterior. Desenvolveu essa atividade de modo vigoroso, embora por apenas seis meses, após os quais pediu demissão do encargo. Mas intensa e historicamente valorosa foi sua produção nesse período, de modo a merecer, no ano em que se comemora o centenário de seu nascimento, exposição dedicada a ampliar a visibilidade sobre esse material: a mostra “Vida Nova na Amazônia” esteve em cartaz, de maio a julho de 2010, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC).

https://doi.org/10.20396/eha.6.2010.3762
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Referências

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