Resumo
Alair Gomes nasceu na cidade de Valença (RJ) em 1921 e em 1992 morre aos 71 anos. Formado em Engenharia Civil e Elétrica, abandona a profissão em 1948, para dedicar-se à crítica de arte, ao estudo da filosofia e da ciência. De 1962 e 1963 foi professor visitante de Filosofia da Ciência na Universidade de Yale nos Estados Unidos. Entre 1977 e 1979 foi coordenador da área de fotografia e professor de Fotografia e Cinema da Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro. Ensaísta, colaborou com publicações especializadas em ciências, arte e cultura. Dedicou-se à fotografia a partir de 1960, produzindo imagens do carnaval carioca, espetáculos teatrais, eventos esportivos, viagens e imagens de caráter autobiográfico.
Referências
CORBIN, Alain. O Segredo do indivíduo. In PERROT, Michelle (dir.). História da Vida Privada 4: da revolução Francesa a Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
CORBIN, Alain. O território do vazio: a praia e o imaginário ocidental. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
FERNANDEZ, Dominique. L’amour qui ose dire son nom: art et homosexualité. Paris: Éditions Stock, 2001. p. 199-204.
FREUND, Gisèle. Fotografia e sociedade. Lisboa: Veja, 1989.
GATTI, José. O homem forte: ressignificações. In: GARCIA, Wilton & LYRA, Bernardete (Orgs.). Corpo e imagem. São Paulo: Arte e Ciência, 2002.
GOMES, Aíla de Oliveira (Org.). Alair de Oliveira Gomes (1921-1992): dados relevantes em sua vida intelectual. Rio de Janeiro: Companhia Brasileira de Artes Gráficas, s/d.
GOMES, Alair de Oliveira. Acêrca da Sinfonia de Ícones Eróticos (ou Composição Erótica em três Movimentos). Rio de Janeiro: Acervo Alair Gomes, Biblioteca Nacional, 1975.
GOMES, Alair de Oliveira. Drôle de Foi. Rio de Janeiro: Acervo Alair Gomes, Biblioteca Nacional, 1942-47.
GOMES, Alair de Oliveira. Glimpses of America I. Rio de Janeiro: Acervo Alair Gomes, Biblioteca Nacional, 1962-63.
GOMES, Alair de Oliveira. “Diário de Lúcio Cardoso.” In: Jornal de Letras. Rio de Janeiro: Jan/Fev, 1961.
GOMES, Alair de Oliveira. “Nos caminhos da arte inglesa.” In: Jornal do Brasil – Caderno B. Rio de Janeiro: 18/12/1971.
GOMES, Alair de Oliveira. On the Sonatinas, four feet. Rio de Janeiro: Acervo Alair Gomes, Biblioteca Nacional, 1980 (Inédito).
GOMES, Alair de Oliveira. A new sentimental journey I: correct typescript. Rio de Janeiro: Acervo Alair Gomes, Biblioteca Nacional, 1983. (Inédito).
GOMES, Alair de Oliveira. Religião, Arte, Filosofia e Ciência. Rio de Janeiro: Acervo Alair Gomes, Biblioteca Nacional, 1985a (Inédito).
GOMES, Alair de Oliveira. Alair Gomes. Paris: Fondation Cartier pour L’Art Contemporain, 2001 (Catálogo de exposição)
INSTITUTO Moreira Salles. José Medeiros. Disponível em: http://ims.uol.com.br/hs/josemedeiros/josemedeiros.html. Acesso em: 05. mar. 2010.
INSTITUTO Moreira Salles. Carlos Moskovics. Disponível em: http://ims.uol.com.br/Carlos_Moskovics/D93. Acesso em: 05. mar. 2010.
MEC/FUNARTE Centro de Documentação e Pesquisa. Coleção Mostra de Fotografias. Proposta: Lazer. Rio de Janeiro. v. 3. nov. 1979.
ARAÚJO, Rosa Maria Barbosa de. A vocação do prazer: a cidade e a família no Rio de Janeiro republicano. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
ROUILLÉ, André. La photographie:entre document et art contemporain. Paris: Gallimard, 2005.
SANTOS, Alexandre Ricardo dos Santos. A fotografia como escrita pessoal: Alair Gomes e a Melancolia do corpo-outro. 2006. 403f. Tese. Doutorado em Artes Visuais, com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte. Universidade Federal do Rio Grande Do Sul. Porto Alegre, 2006.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2010 Aline Ferreira Gomes