Resumo
Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.
Referências
ALBUQUERQUE, Marcos Alexandre dos Santos. O regime imagético Pankararu (tradução intercultural na cidade de São Paulo). Tese. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2011.
ATHIAS, Renato; GOMES, Alexandre. Coleções etnográficas, museus indígenas e processos museológicos. Recife: Editora UFPE, 2016.
BRAGA, Gedley Belchior; CARVALHO, Aivone; SILVA, Dulcília Lúcia de Oliveira. Perspectivas recentes para curadoria de Coleções Etnográficas. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, v. 14, p. 279-289, 2004.
CLIFFORD, James. Museus como zonas de contato. Tradução de Alexandre Barbosa de Souza e Valquíria Prates. Periódico Permanente, São Paulo, v. 4, n. 6, 2016.
CLIFFORD, James. Colecionando Arte e Cultura. Revista do IPHAN, Brasília, n 23, 1994.
GRUPIONI, L. D. B. Os museus etnográficos, os povos indígenas e a antropologia: reflexões sobre a trajetória de um campo de relações. In: Museu, Identidades e Patrimônio Cultural, Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Suplemento 7, p. 21-33, 2008.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
LAGROU, Els. Arte indígena no Brasil. Belo Horizonte: C/Arte, 2009.
LIMA FILHO, Manuel Ferreira. Coleção William Lipkind do Museu Nacional: trilhas antropológicas Brasil-Estados Unidos. Mana, Rio de Janeiro, v.23, n.3, p. 473-509, 2017.
LOPES, Danielle Bastos. O direito dos índios no Brasil: a trajetória dos grupos indígenas nas constituições do país. Espaço Ameríndio. Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 83- 108, jan./jun., 2014.
RAFFAINI, P. T. Museu Contemporâneo e os Gabinetes de Curiosidades. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia. São Paulo, n. 3, p. 159-164, 1993.
REINALDIM, Ivair. Produção cultural indígena e história da arte no Brasil: a problemática do deslocamento/descolamento. In: Arte em Ação - XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2016, Campinas. Anais do XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2017, CBHA, v. 1. p. 530-539, 2016.
SILVA, Jocenaide Maria Rosseto. Do Museu como Espaço ao Museu como Lugar de Múltiplas Interlocuções: os Museus Universitários e as Coleções do Povo Bororo. Tese. São Paulo: PUC-SP, 2013.
SUANO, Marlene. O que é museu. São Paulo: Brasiliense, 1986.
VELTHEM, Lucia Hussak van. Prefácio. In: ATHIAS, Renato; GOMES, Alexandre. Coleções etnográficas, museus indígenas e processos museológicos. Recife: Editora UFPE, 2016.
VIEIRA, Mariane Aparecida do Nascimento. Dja Guata Porã: o rio indígena que desaguou no MAR. Revista Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 25, n. 53, p. 227-256, jan./abr., 2019.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte