Exposição “40 anos do acervo de Sérgio Buarque de Holanda na Unicamp”
Capa do Eixo 2 sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
PDF

Palavras-chave

Difusão de acervos
Arquivo
Biblioteca
História do Brasil
Memória

Categorias

Como Citar

MURARI, Telma Maria; BASSO, Rafaela; MORETTI, Luiza Helena de Almeida Bragion; SANTOS, Janaína Andiara dos; FERREIRA, Danielle. Exposição “40 anos do acervo de Sérgio Buarque de Holanda na Unicamp”. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023081, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5122. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5122. Acesso em: 19 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Por ocasião dos 40 anos da aquisição do acervo de Sérgio Buarque de Holanda pela Unicamp, em 2023, o Arquivo Central do Sistema de Arquivos (AC/SIARQ) e a Biblioteca de Obras Raras “Fausto Castilho” (BORA) da Unicamp desenvolveram uma exposição comemorativa, em parceria com o Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp). Objetivo: Difundir o acervo; destacar a relevância de sua aquisição no processo de consolidação de áreas de arquivo e de biblioteca da Universidade; discutir o papel de arquivos e bibliotecas na gestão de acervos, evidenciando as suas congruências e particularidades. Metodologia: Parceria com o Apesp para composição da equipe curadora; elaboração de projeto expositivo, textos e arte gráfica; produção de conteúdo a partir de projeto de história oral; contratação de empresa para montagem; ações de difusão: visitas guiadas e seminários com pesquisadores do acervo. Resultados: A exposição foi mantida por 03 meses para visitação pública na BORA. Além disso, houve a realização de seminários com pesquisadores do acervo; e visitas guiadas com a participação de aproximadamente 2500  alunos (entre pós-graduandos, estudantes universitários e de ensino médio). Conclusão: O projeto viabilizou importantes reflexões acerca do papel dos arquivos e das bibliotecas na preservação e difusão de acervos pessoais mantidos pelas Universidades, bem como a valorização dos técnicos atuantes na área; o fortalecimento do vínculo do Sistema de Arquivos e de Bibliotecas (área-meio) com a área de pesquisa (área-fim) da Universidade; e o reconhecimento do compromisso da Universidade com a preservação e a difusão de seus acervos.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5122
PDF

Referências

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2007.

MARTINS, Neire do Rossio. Memória Universitária: o Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Universidade Estadual de Campinas (1980 - 1995). 2012. 240 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

RAÍZES do Brasil – uma cinebiografia de Sérgio Buarque de Holanda. Direção de Nelson Pereira dos Santos. Rio de Janeiro: Regina Filmes, Videofilmes, Riofilme, 2004.

PRADO, Luiz. Acervo de Sérgio Buarque de Holanda revela um profissional das humanidades.: coleção que pertenceu ao professor da usp e autor de ?raízes do brasil? ganha mostra na unicamp, onde está guardada. Jornal da Usp. São Paulo, 18 ago. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Telma Maria Murari, Rafaela Basso, Luiza Helena de Almeida Bragion Moretti, Janaína Andiara dos Santos, Danielle Ferreira (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.