Serviços de integrações para interoperabilidade entre sistemas de negócio das unidades e órgãos com o SIGAD/Unicamp
Capa do Eixo 1 sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

SIGAD
Gestão de documentos
Processo Digital
Interoperabilidade
Integração

Categorias

Como Citar

PICONI, Andressa Cristiani; COGHI, Cassia de Paula Moreira; SILVEIRA, Leonardo José Schimidt da; SILVA, Aline Rodrigues da; PINTO, Paulo Henrique Dionysio; SANTOS, Janaína Andiara dos. Serviços de integrações para interoperabilidade entre sistemas de negócio das unidades e órgãos com o SIGAD/Unicamp. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023086, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5105. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5105. Acesso em: 22 maio. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: O SIGAD/Unicamp, desenvolvido pela equipe do AC/SIARQ, é o sistema para o gerenciamento de documentos arquivísticos da Unicamp. Os serviços de integração disponíveis foram desenvolvidos e melhorados com a implantação do processo digital, permitindo a automação e modernização de diversos processos dos sistemas de negócios e a agilidade do acesso à informação. Metodologia: O desenvolvimento dos serviços de integração teve início em 2018 e vem sendo aperfeiçoados, oferecendo diversos serviços para uso do processo digital pelos sistemas de negócios da Universidade. Foram implementados seguindo especificações REST API ; tráfego de dados no formato JSON e padrão JWT, com uso de criptografia assimétrica. Resultados: Na documentação da biblioteca de serviços, especifica-se o método e endereço HTTP para invocação, a descrição dos metadados e códigos de retorno. Usa o padrão JWT para trafegar a informação por meio de criptografia assimétrica, onde apenas o sistema de negócio e o SIGAD/Unicamp conhecem as chaves. A disponibilização destes serviços permite que as unidades e órgãos possam desenvolver em seus sistemas a abertura de processos SIGAD/Unicamp automaticamente e relacionar com suas informações de modo simples e transparente. Atualmente, 21 sistemas da Universidade se integram ao SIGAD/Unicamp. Conclusão: Uma biblioteca de serviços foi desenvolvida para integrar sistemas de negócio da Universidade que demandam funcionalidades de gestão de documentos e de processos do SIGAD/Unicamp. Contou com a interação/cooperação de diferentes áreas visando entregar sistemas com responsabilidades e negócios integrados e interoperáveis, evitando redundâncias e desperdícios de recursos, bem como promover a celeridade dos processos de trabalho.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5105
PDF

Referências

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Resolução GR-017/2011, de 29 de junho de 2011. Estabelece diretrizes e define procedimentos para a gestão, a preservação e o acesso contínuo aos documentos arquivísticos digitais da Universidade Estadual de Campinas. Campinas: Unicamp, 2011. Disponível em: https://www.pg.unicamp.br/norma/3057/0 . Acesso em: 05 out. 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Resolução GR-028/2015, de 22 de setembro de 2015. Aprova a implantação do Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos da Universidade Estadual de Campinas (SIGAD/UNICAMP) no âmbito das unidades e órgãos, com operação e controle automatizados. Campinas: Unicamp, 2015. Disponível em: https://www.pg.unicamp.br/norma/3868/0 . Acesso em: 05 out. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Andressa Cristiani Piconi, Cassia de Paula Moreira Coghi, Leonardo José Schimidt da Silveira, Aline Rodrigues da Silva, Paulo Henrique Dionysio Pinto, Janaína Andiara dos Santos (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.