Reformas Burocráticas e Políticas Industriais e de Inovação na China Contemporânea

Autores

Palavras-chave:

Coesão burocrática, Economia chinesa, Políticas industriais, Inovação

Resumo

Este trabalho se debruça sobre as reformas burocráticas empreendidas pelo governo chinês a partir do início dos anos 2000. Com o objetivo de mudar o padrão de desenvolvimento econômico do país, um novo paradigma, centrado explicitamente em programas de inovação e de políticas industriais, foi ao pouco gestado. No entanto, a implementação bem-sucedida deste novo paradigma é contingente a uma série de reformas burocráticas que visam atenuar fraquezas previamente identificadas. A liderança chinesa avaliava que sua burocracia era caracterizada por uma relativa falta de coerência interna, marcada por conflitos burocráticos no nível central e por ações dispersas e descoordenados dos governos locais, que muitas vezes resultavam em uma orientação de curto prazo de muitas empresas e burocratas locais.

Com base nessa avaliação, uma série de reformas foram empreendidas, gerando maior coesão burocrática. Em particular, destaca-se a criação da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR) em 2003 e do Ministério da Indústria e da Tecnologia da Informação (MITI) em 2008, além da crescente importância do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), reorganizado em 1998. Quanto às relações entre a burocracia central e locais, promoveu-se reformas visando fortalecer o sistema de monitoramento sobre os burocratas locais, simplificou-se a estrutura administrativa vertical e, fundamentalmente, burocratas locais passaram a ser avaliados por variáveis diretamente ligadas às metas de inovação. Tomando as indústrias de semicondutores e veículos elétricos como exemplos, destacam-se também medidas visando condicionar benefícios fiscais, seja na forma de subsídios ou restituições de impostos, ao upgrading tecnológico por parte das empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre De Podestá Gomes, Universidade Estadual de Campinas

Pesquisador, Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas

Referências

GOMES, A. D. P. Reformas Burocráticas e Políticas Industriais e de Inovação na China Contemporânea. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 6, 2022. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/4836. Acesso em: 20 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2023-04-24

Como Citar

GOMES, Alexandre De Podestá. Reformas Burocráticas e Políticas Industriais e de Inovação na China Contemporânea. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 6, p. e022004, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/4836. Acesso em: 19 abr. 2024.