Banner Portal
A representação da paisagem
PDF (Español (España))

Palavras-chave

paisagem
desenho
representação da paisagem
interação natureza-cidade
pesquisa artística

Como Citar

CUERVO PANDO , Alfredo; CASTILLO MORIANO, Carmen. A representação da paisagem: concomitâncias. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 114–149, 2024. DOI: 10.20396/visuais.v10i1.19177. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/19177. Acesso em: 2 jul. 2024.

Resumo

Este artigo analisa os resultados de um projeto de pesquisa artística liderada por Carmen Castillo Moriano, que explora a interação entre a natureza e cidade definindo aspectos temáticos, formais e expressivos. O tema do projeto revela como a arquitetura paisagística e urbana não apenas coexistem, mas que se transformam e dialogam mutuamente. A cidade italiana de Urbino é usada como estudo de caso primário, enquanto Matera serve para corroborar a tese proposta, demonstrando a universalidade e aplicabilidade dos resultados. Do ponto de vista formal, a representação da paisagem é analisada através de três diferentes abordagens: a visão da cidade para o ambiente natural, da natureza olhando para a cidade e de dentro da própria cidade. Essa triangulação de perspectivas fornecem uma compreensão multidimensional de como os ambientes urbanos e elementos naturais influenciam e moldam uns aos outros, criando uma construção cultural contemporâneo que reflete as interações entre os dois. O desenho é essencial neste estudo, pois facilita a ideação gráfica e representação visual da paisagem. Não só permite uma expressão técnica precisa, mas também promove a criação de padrões conceituais que encapsulam os elementos fundamentos da paisagem em questão. Esses padrões servem como o núcleo a partir do qual o trabalho artístico é desenvolvido, garantindo que cada traço não capte apenas a beleza estética do ambiente, mas também comunica eficazmente a complexidade do relacionamento dinâmico e evolução de ambos os ambientes.

https://doi.org/10.20396/visuais.v10i1.19177
PDF (Español (España))

Referências

Cabezas, L. (2001b) Diferentes modos de ver y dibujar. En Gómez Molina, J. J., Cabezas, L. y

Bordes, J. (2001). El manual del Dibujo. Cátedra.

Cabezas, L. (2002). Las máquinas de dibujar. Entre el mito de la visión objetiva y la ciencia de la

representación. En Gómez Molina (coord.) (2002). Máquinas y herramientas de Dibujo.

Cátedra.

Cabezas, L. (2005) Las palabras del dibujo. En Gómez Molina, J. J., Cabezas, L. y Copón, M.

(2005). Máquinas y herramientas de Dibujo. Cátedra.

Cabezas, L. (2011). Arquitectura y pensamiento gráfico. En Cabezas, L. (Ed.) Dibujo y

Construcción de la realidad. (pp. 11-44). Cátedra.

Cabezas, L. (2011b). Dibujo y Construcción. En Cabezas, L. (Ed.) Dibujo y Construcción de la

realidad. (pp. 79-122). Cátedra.

Cabezas, L. (2011c). Tradiciones figurativas de la arquitectura. En Cabezas, L. (Ed.) Dibujo y

Construcción de la realidad. (pp. 123-152). Cátedra.

Claudio, I. (1962). La transmutación del paisaje frente a la idea. Boletín Cultural y Bibliográfico,

(9), 1195-1199.

Ilustración 15. Matera Palumbaro Lungo (Serie XII). ©Carmen Castillo Moriano

https://publicaciones.banrepcultural.org/index.php/boletin_cultural/article/download/5934/6

Copón, M. (2002). El dibujo como máquina conceptual. En Gómez Molina (coord.) (2002).

Máquinas y herramientas de Dibujo. Cátedra.

Courtot, R. (2010). Los dibujos de trabajo de campo en la Escuela francesa de Geografía (Paul

Vidal de La Blache y Pierre Deffontaines). Treballs de la Societat Catalana de Geografia,

, 85-100.

https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4051281&orden=364805&info=link

Gómez Molina, J.J. (2005) Radiografía de un Viaje. En Gómez Molina, J. J., Cabezas, L .y Copón,

M. (2005). Los Nombres del Dibujo. Cátedra.

Huidobro, J. (1989). Conceptos de naturaleza y paisaje. Espacio, Tiempo y Forma, Serie VII, H.

del Arte, 2, 63-71.

https://minerva.usc.es/xmlui/bitstream/handle/10347/6323/pg_289-

_quintana2.pdf?sequence=1&isAllowed=y

López Silvestre (2003). Por una historia comprensiva de la idea de paisaje. Apuntes de teoría

de la historia del paisaje. Quintana, 2(2), 287 - 303.

https://minerva.usc.es/xmlui/bitstream/handle/10347/6323/pg_289-

_quintana2.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Maderuelo, J. (2005). El paisaje. Génesis de un concepto. Abada editores.

Méndez Fernández, H. (2015). Lugares comunes. La interdisciplinariedad como paradigma en

las gramáticas de creación. Dedica. Revista de educação e humanidades, 7, 53-64.

https://revistaseug.ugr.es/index.php/dedica/article/view/6938/6050

Oliver, J.C. (2011). Fotografía y proyecto. En Cabezas, L. (Ed.) Dibujo y Construcción de la

realidad. (pp. 271-308). Cátedra

Piero della Francesca. (1473-1475). I duchi di Urbino Federico da Montefeltro e Battista Sforza.

[Pintura]. Galería Uffizi. https://www.uffizi.it/opere/i-duchi-di-urbino-federico-da-

montefeltro-e-battista-sforza

Real Academia Española. (2023). Concomitancia. En Diccionario de la lengua española (23.ª

ed.). Recuperado de https://dle.rae.es/concomitancia?m=form

Real Academia Española. (2023). Paisaje. En Diccionario de la lengua española (23.ª ed.).

Recuperado de https://dle.rae.es/paisaje?m=form

Rafael Sanzio. (1505-1506). Die Heilige Familie aus dem Hause Canigiani.

(Sacra Famiglia Canigiani). [Pintura]. Alte Pinakothek.

https://www.sammlung.pinakothek.de/de/artwork/wE4KqoKLZ5/raffael/die-heilige-

familie-aus-dem-hause-canigiani

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Revista Visuais

Downloads

Não há dados estatísticos.