Resumo
Este ensaio pretende alcançar dois grandes objectivos: o da especulação acerca do estado da investigação artística, da investigação que, sendo de natureza prospectiva ou implícita, não deixa de aliar os sentidos da autoria e da teoria numa mesma dimensão, e o de um ponto de situação pós BCIP, Projecto Baees Conceptuais da Investigação em Pintura que teve, como grande propósito, o de procurar determinar e auto-determinar caminhos cruciais da investigação da pintura na escola de arte. Mas estes dois grandes objectivos e caminho têm como chão a compreensão da história e da teoria dos modelos de criação alicerçados no pensar, no fazer, e no dizer – isto é, sublinhados na perspectiva de que a teoria das structures molles (Sanouillet) nos concede e nos abre para os imaginários operativos do factum est como lição da pintura.
Referências
Bois, Yves-Alain. Painting as Model. MIT Press (1993)
Borgdorff, Henk. The conflict of the faculties: perspectives on artistic research and academia. Amsterdam, Leiden University Press (2012)
Damisch, Hubert. A Theory of Cloud: Toward a History of Painting. Stanford University Press (2002)
Didi-Huberman, Georges. La Peinture Incarnée. Les Éditions de Minuit (1985)
Heracleous, Loizos, Mekkaoui, Najat. How to do your PhD: in a nutshell. Edition Kindle (2018)
Holanda, Francisco de. “Da Pintura Antiga [1548]”. In Da Pintura Antiga, I-I (comentários e notas de Joaquim de Vasconcellos). Renascença Portuguesa, (1930)
Quadros Ferreira, António. Pensar a Arte, Pensar a Escola. Afrontamento (2007)
Quadros Ferreira, António, (coord.). Fazer Falar a Pintura. Editora UP, (2011)
Quadros Ferreira, António, (coord.). Pensar o Fazer da Pintura. FBAUP/i2ADS-Afrontamento (2017) Raunig, G, e Ray, G. Critique of Creativity. MayFlyBook (2011)
Sanouillet, Michel. Médianalyses, Cahiers de recherches communicationnelles, numéro 3/4, dedicado ao tema “Structures Molles”, Centre du XXe Siècle, Nice (1984)
Sanouillet, Michel. Dada à Paris. CNRS Editions (2005)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Revista Visuais