Banner Portal
A representação do movimento e o duplo estatuto do corpo
Capa: Marta Strambi, "Molotove-me" (detalhe), objeto/performance, 2019.
PDF

Palavras-chave

Representação do movimento
Oskar Schlemmer
Corpo
Cinesfera
Cine-olho

Como Citar

BORGES, Cristian. A representação do movimento e o duplo estatuto do corpo. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 9–31, 2021. DOI: 10.20396/visuais.v7i2.15911. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/15911. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Ao traçar um breve panorama da representação do movimento, da arte parietal pré-histórica, passando pelo Renascimento e pelas vanguardas artísticas do início do século XX, até chegar à era das imagens digitais, percebemos como a figura humana passa a exercer um papel cada vez mais central nesse tipo de representação dinâmica. A partir das noções de “cinesfera” (Rudolf Laban) e “egosfera” (Oskar Schlemmer), identificamos nesse percurso um duplo estatuto do corpo: ora funcionando como ponto de ancoragem da arquitetura espacial, ora como ponto cego de um olhar móvel e maquínico que remete ao “cine-olho” vertoviano.

https://doi.org/10.20396/visuais.v7i2.15911
PDF

Referências

ALBERTI, Leon Battista. Da pintura. Campinas: Unicamp, 1989.

AZÉMA, Marc. La Préhistoire du cinéma. Paris: Errance, 2011.

AUMONT, Jacques. O olho interminável. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

BAUDRY, Jean-Louis. L’Effet cinéma. Paris: Albatros, 1978.

BAZIN, André. O que é o cinema? São Paulo: Cosac Naify, 2014.

BERGSON, Henri. O pensamento e o movente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BONITZER, Pascal. Décadrages: peinture et cinéma. Paris: Cahiers du Cinéma, 1987.

BORGES, Cristian. Em busca de um cinema em fuga: o puzzle, o mosaico e o labirinto como chaves da composição fílmica. São Paulo: Perspectiva/ FAPESP, 2019.

COMOLLI, Jean-Louis. Technique et idéologie - caméra, perspective et profondeur de champ. Cahiers du cinéma, Paris, n. 229-231, 233-235, 241, mai. 1971 a set.-out. 1972.

CRARY, Jonathan. Técnicas do observador. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

CRARY, Jonathan. A visão que se desprende: Manet e o observador atento no fim do século XIX. In: CHARNEY, L.; SCHWARTZ, V. R. (Org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, p. 81-114, 2001.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: Logique de la sensation. Paris: Seuil, 2002.

DUICU, Dragos. Phénoménologie du mouvement: Patočka et l’héritage de la physique aristotélicienne. Paris: Hermann, 2014.

EISENSTEIN, Serguei. La non-indifférente nature 3: La musique du paysage et le devenir du contrepoint du montage. Cahiers du cinéma, Paris, n. 216, p. 16-23, out. 1969.

EPSTEIN, Jean. Écrits sur le cinéma – tome I (1921-47). Paris: Seghers, 1974.

KOZEL, Susan. Closer: Performance, Technologies, Phenomenology. Cambridge: MIT Press, 2007.

LABAN, Rudolf. Choreutics. Londres: Macdonald & Evans, 1966.

MACHADO, Arlindo. O sujeito na tela. São Paulo: Paulus, 2007.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg et l’image en mouvement. Paris: Macula, 1998.

PANOFSKY, Erwin. A Perspectiva como forma simbólica. Lisboa: Edições 70, 2000.

PATOČKA, Jan. Papiers phénoménologiques (1965-1976). Grenoble: Jérôme Millon, 1995.

SALAZAR SUTIL, Nicolás. Motion and Representation: The Language of Human Mouvement. Cambridge/ Londres: MIT Press, 2015.

SCHEFER, Jean Louis. Du monde et du mouvement des images. Paris: Cahiers du cinéma, 1997.

SCHLEMMER, Oskar. Mensch und Kunstfigur. In: GROPIUS, W.; MOHOLY-NAGY, L. (Ed.). Die Bühne im Bauhaus - Bauhausbücher 4. Munique: Albert Langen, p. 7-24, 1925.

SCHLEMMER, Oskar. Mathématique de la danse. In: MACEL, C.; LAVIGNE, E. (Ed.). Danser sa vie: écrits sur la danse. Paris: Centre Pompidou, p. 74-75, 2011.

SOBCHACK, Vivian. Carnal Thoughts: Embodiment and Moving Image Culture. Berkeley, Los Angeles, Londres: University of California Press, 2004.

SITNEY, P. Adams. Landscape in the cinema: the rhythms of the world and the camera. In: KEMAL, S.; GASKELL, I. (Ed.). Landscape, Natural Beauty and the Arts. Cambridge: Cambridge University Press, p. 103-126, 1993.

SOHET, Philippe. Images du récit. Quebec: Presses de l’Université du Québec, 2007.

TUAN, Yi-Fu. Space and Place: The Perspective of Experience. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1977.

VERTOV, Dziga. Kino Eye: The Writings of Dziga Vertov. Berkeley, Los Angeles, Londres: University of California Press, 1984.

WARBURG, Aby. La Naissance de Vénus et le Printemps de Sandro Botticelli. Étude des représentations de l’Antiquité dans la Première Renaissance Italienne. Paris: Allia, 2007.

XAVIER, Ismail. O lugar do crime: a noção clássica de representação e a teoria do espetáculo, de Griffith a Hitchcock. In: O Olhar e a Cena: Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac Naify, p. 59-84, 2003.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Visuais

Downloads

Não há dados estatísticos.