Banner Portal
Visibilidade LGBT em tempos de "gilets jaunes"
PDF

Palavras-chave

Cultura visual
Espaços alternativos
Paris
Gillets jaunes
LGBT

Como Citar

HUERTA, Ricard. Visibilidade LGBT em tempos de "gilets jaunes" : analizando espacios culturales alternativos de París. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 52–74, 2020. DOI: 10.20396/visuais.v6i1.13350. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/13350. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa é apresentada como uma abordagem para diferentes espaços culturais alternativos franceses a partir de uma perspectiva LGTB. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com diferentes gerentes de espaços culturais e jovens diretores de cinema. A análise dos dados conhecidos também é disponibilizada com base em uma observação participante, uma vez que este trabalho parte de uma experiência pessoal realizada em Paris durante 2018 e 2019. Em dois anos, detectamos uma mudança significativa na situação sobre a visibilidade e percepção da diversidade sexual na França. E tudo isso sem perder de vista o impacto social e da mídia da revolta dos Gilets Jaunes (coletes amarelos), avaliando que um dos porta-vozes mais seguidos do movimento Gilets Jaunes é Édouard Louis, um jovem escritor conhecido por seus romances e obras sobre um tema gay.

https://doi.org/10.20396/visuais.v6i1.13350
PDF

Referências

BALLÓ, Jordi. Imatges del silenci. Els motius visuals al cinema. Barcelona: Empúries, 2000.

BARTHES, Roland. Camera Lucida. Reflections on Photography. New York: Hill and Wang, 1981.

BARTHES, Roland. Lo obvio y lo obtuso: Imágenes, gestos, voces. Barcelona: Paidós, 1982.

BENJAMIN, Walter. The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction. New York: Schocken Books, 1969.

BOURDIEU, Pierre. Distinction: A Social Critique of the Judgement of Taste. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1987.

BOURRIAUD, Nicolas. The Radicant. New York: Lukas & Sternberg, 2009.

BUTLER, Judith. Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity. New York: Routledge, 1990.

BUTLER, Judith. Deshacer el género. Barcelona: Paidós, 2006.

CALVINO, Italo. Seis propuestas para el próximo milenio. Madrid: Siruela, 1995.

CALVELHE PANIZO, Lander. Adolescentes gays en la era digital: orientaciones para la educación. Alteridad, v.14, n. 1, p. 65-75, 2019. DOI: https://doi.org/10.17163.alt.v14n1.2019.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil mesetas. Capitalismo y esquizofrenia. Valencia: Pre-Textos, 2004.

DUNCUM, Paul. Transforming Art Education into Visual Culture Education through Rhizomatic Structures. Anadolu Journal of Educational Sciences International, v. 5, n .3, p. 47-64, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18039/ajesi.66849

EDELMAN, Lee. No Future. Queer Theory and the Death Drive. Durham, NC: Duke Univerity Press, 2004.

EISNER, Elliot W. The Arts and the Creation of Mind. New Haven and London: Yale University Press, 2003.

ÉRIBON, Didier. Rétour à Reims. París: Flammarion, 2010.

ERIBON, Didier. La societé comme verdict. Classes, identités, trajectoires. París: Flammarion, 2014.

FARINA, M. M. O tempo da arte como um corpo em camadas. Revista Visuais, v. 3, n. 4, p. 83-102, 2017. DOI: https://doi.org/10.20396/visuais.v3i4.12193

FOUCAULT, Michel. The History of Sexuality. Volume I: An Introduction. New York: Pantheon Books, 1978.

FOUCAULT, Michel. Discipline and Punish. The Birth of Prison. New York: Vintage Books, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GARCÍA, Urko Álex. Un marco teórico inclusivo. Teoría de los marcos de género. EARI Educación Artística Revista de Investigación, 6, p. 84-98, 2015. DOI: https://doi.org/10.7203/eari.6.5010

GIROUX, Henry. When Schools Become Dead Zones of the Imagination: A Critical Pedagogy Manifesto, Policy Futures in Education, v. 14, n. 4, p. 491-499, 2014. DOI: https://doi.org/10.2304/pfie.2014.12.4.491

GRETEMAN, Adam J. Helping Kids Turn Out Queer: Queer Theory in Art Education. Studies in Art Education, v. 58, n. 3, p. 195-205, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/00393541.2017.1331089

HAMLIN, Jessica; FUSARO, Joe. Contemporary Strategies for Creative and Critical Teaching in the 21st Century. Art Education, v. 71, n. 2, p. 8-15, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/00043125.2018.1414529

HERNÁNDEZ, Fernando. Teaching the unknown to facilitate the emergence of a pedagogical event. Visual Inquiry: Learning & Teaching Art, v. 5, n. 1, p. 87–95, 2016. DOI: https://doi.org/10.1386/vi.5.1.87_1

HUERTA, Ricard. Transeducar. Arte, docencia y derechos lgtb. Barcelona: Egales, 2016.

HUERTA, Ricard. Arte para primaria. Barcelona: UOC, 2019.

HUERTA, Ricard. Letras de cine: tipografía queer para formar a docentes en diversidad y cultura visual. Athenea Digital, 20(1), e2409, 2020. DOI: https://doi.org/10.5565/rev/athenea.2409

HUERTA, Ricard; NAVARRO ESPINACH, Germán. Museari. An online Museum about Sexual Diversity. Museum Education and Accessibility. Bridging the Gaps, Washington: CECA-ICOM, 2016. p. 145-149.

KRAHE, Amelia M. Arts Equity: A Praxis-Oriented Tale. Studies in Art Education A Journal of Issues and Research, v. 58, n. 4, p. 267-278, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/00393541.2017.1368293

LAMBERT, Maria de Fatima. “E tudo o resto é paisagem…”: […contributos para um estudo em modo pretérito imperfeito do subjuntivo]. Revista Visuais, v. 2, n. 3, p. 1-40, 2016. DOI: https://doi.org/10.20396/visuais.v2i3.12070

LORD, Catherine ; MEYER, Richard. Art & Queer Culture. London: Phaidon, 2019.

MAYORGA, Claudia; ÍÑIGUEZ-RUEDA, Lupicinio. Gênero, feminismo e cidades. URBS. Revista de Estudios Urbanos y Ciencias Sociales, v. 9, n. 1, p. 9-15, 2019.

MARCHE, Guillaume. La militance LGBT aux États-Unis. Sexualité et subjectivité. Lyon: Presses Universitaires de Lyon, 2017.

PANACHÃO, Isadora. Caminhada: uma leitura situacionista sob a perspectiva da mulher. URBS. Revista de Estudios Urbanos y Ciencias Sociales, v. 9, n. 1, p. 161-178, 2019.

PANCIROLI, Chiara. Los bienes culturales como patrimonio educativo. EARI Educación Artística Revista de Investigación, 7, 86-99, 2016. DOI: https://doi.org/10.7203/eari.7.8158

QUEIROZ, Joao Paulo. Os novos discursos sobre arte, agora escritos pelos artistas. Revista Visuais, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2015. DOI: https://doi.org/10.20396/visuais.v1i1.11935

ROLLING, James H. Art + Design Practice as Global Positioning System. Art Education, v. 70, n. 6, p. 4-6, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/00043125.2017.1361756

SÁNCHEZ-ARENAS, Bibiana S. La acción creativa del activismo para una educación artística crítica y social. Revista Visuais, v. 5, n. 1, p. 23-42, 2019. DOI: https://doi.org/10.20396/visuais.v5i1.12134

SANCHO, Juana María; HERNÁNDEZ, Fernando; RIVERA, Pablo. Visualidades contemporáneas, ciudadanía y sabiduría digital: Afrontar las posibilidades sin eludir las tensiones. Relatec Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 15, n. 2, 2016. DOI: https://doi.org/10.17398/1695-288X.15.2.25

SENNETT, Richard. Construir y habitar: ética para la ciudad. Barcelona: Anagrama, 2018.

STAKE, Robert E. The Art of Case Study Research. London: Sage, 1995.

UNESCO. Education Sector Responses to Homophobic Bullying. París: UNESCO, 2012.

Downloads

Não há dados estatísticos.