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A intertextualidade na arte brasileira de Glauco Rodrigues
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Palavras-chave

Glauco Rodrigues
Intertextualidade
Arte brasileira.

Como Citar

FLORIDIA, Marília Longo Araújo. A intertextualidade na arte brasileira de Glauco Rodrigues. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 3, n. 4, p. 190–217, 2017. DOI: 10.20396/visuais.v3i4.12185. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/12185. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, investigamos a intertextualidade na obra do artista plástico Glauco Rodrigues (1929-2004) que possibilita o diálogo com diversos artistas. Nesse processo, buscamos conhecer a sua trajetória artística para compreender como a intertextualidade torna-se enfática no seu trabalho. O desenvolvimento da sua comunicação visual se inicia com um realismo regional, passa pela arte abstrata, e retorna ao figurativo sob o impacto da Pop Art. Diante deste percurso, Glauco Rodrigues passa a desenvolver uma linguagem visual brasilianista e antropofágica. Partimos do pressuposto que para apreciação crítica das artes plásticas faz-se necessária uma investigação do objeto de arte. Para tanto, selecionamos quatro trabalhos do artista para análise dos seus elementos de composição. Os quadros de Glauco Rodrigues contêm uma iconografia brasileira que resgata por meio da intertextualidade a nossa herança pictórica.

https://doi.org/10.20396/visuais.v3i4.12185
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