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From memory to pretura
Nesta edição da Revista Visuais dedicamos uma especial homenagem ao artista plástico e professor  Francisco Laranjo. Nascido em Lamego, ao norte de Portugal, mudou-se  para o Porto  aos 18 anos onde concluiu o Curso Superior de Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes do Porto. Nesta Escola, nos anos 1990, obteve o título de Professor Catedrático e posteriormente o de Professor Emérito. Francisco Laranjo foi também o Diretor da FBAUP, deixando um importante legado para a sua comunidade. Seu trabalho como pintor é reconhecido internacionalmente, tendo exposto na Europa, Ásia e nas Américas. Foi premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Sociedade Nacional de Belas Artes. Francisco Laranjo foi também um grande apoiador de artistas e investigadores de várias nacionalidades que tiveram a oportunidade de conhecer sua enorme sabedoria e distinta sensibilidade humana.
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Keywords

Memoirs
Racism
Formation
Creative process
Visual arts

How to Cite

PEREIRA DE CASTRO FILHO, Francival; SILVA, Maria Betânia e. From memory to pretura: presence of the theme in artistic production and training. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 126–147, 2023. DOI: 10.20396/visuais.v9i2.18500. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/18500. Acesso em: 13 may. 2024.

Abstract

The text investigates memories in the training trajectories in Visual Arts and adresses ways of rooting thought, yhe elucidadtion of personal and collective problems, in addition to the artistic materialization that is born from the experiences crossed in the course of the learning process and artistic production. Discusses issues related to historical understanding, racista structural partner that permeates Society. Images were produced in line with blackness, decoloniality and memory. The main authors used are Djamila Ribeiro, Achille Mbembe, Aimé Césaire, Frantz Fanon, Abdias do nascimento, Lélia Gonzalez and Ecléa Bosi. The research shows the importance of continuous recording of the recreative, reflective artistic theoretical process of the development of one’s own training in the field of arts.

https://doi.org/10.20396/visuais.v9i2.18500
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