Banner Portal
Entre a arte e o parque
PDF

Palavras-chave

Museu de Arte Contemporânea
Público
Inhotim
Educativo de museus

Como Citar

COSTA, Robson Xavier da. Entre a arte e o parque: o público no Inhotim. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 107–123, 2021. DOI: 10.20396/visuais.v7i1.15663. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/15663. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

As relações estabelecidas entre os museus de arte contemporânea e seus públicos, dizem respeito a todo o staff de profissionais envolvidos, abrangendo, também, aspectos do setor educativo do museu. Este ensaio apresenta um recorte da tese, intitulada “percepção ambiental em museus paisagens de arte contemporânea: a legibilidade dos museus Inhotim/Brasil e Serralves/Portugal avaliada pelo público/visitante”, defendida em 2014 no PPGAU UFRN, abordando os aspectos relativos à interação entre o público e o Inhotim. Tomamos como referência o “modelo de experiência interativa” a Falk em “Identity and the museum visitor experience” (2009) e Greenberg, Reesa, Fergson e “Thinking about exhibitions” (1996). Este trabalho compreende um recorte da revisão bibliográfica da pesquisa qualitativa para tese.  

https://doi.org/10.20396/visuais.v7i1.15663
PDF

Referências

AAM. AMERICAN ASSOCIATION OF MUSEUMS. Excellence and Equity: Education and Public Dimensions Museums. Washington: AAM. 1992.

ARAÚJO, Marcelo M.; BRUNO, M. Cristina de Oliveira. Brazil within a Latin American Context: Brief Comments. Stocolmo: ICOFOM, 1988.

BRUNO, Giuliana. Public Intimacy – Architecture and the visual arts. London, England – Cambridge, Massachusetts: The MIT press, 2007.

COSTA, Robson Xavier da. Percepção Ambiental em Museus Paisagens de Arte Contemporânea: a legibilidade dos museus Inhotim/Brasil e em Serralves/Portugal avaliada pelo público/visitante. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal/RN, fevereiro/2014.

CRUZ PINTO, Jorge. A caixa - Metáfora e Arquitectura. Col. Arquitectura e Urbanismo. Vol. I. Lisboa: ADC Editores/Universidade Técnica de Lisboa, 2007.

FALK, John Howard; DIERKING, Lynn Diane. The museum experience. Washington : Whalesback Books, 1992.

FALK, John Howard; DIERKING, Lynn Diane. The museum experience revisited. Washington : Whalesback Books, 2013.

FALK, John Howard. Identity and the museum visitor experience. Walmut Creek – Califórnia: Left Coast Press inc. 2009.

GREENBERG, Reesa, et. al. (Editores). Thinking about Exhibitions. Londres, Inglaterra e Nova York, EUA: Routlendge Taylon & Francis Group, 1996.

GRINDER, A. L.; MCCOY, E.S. The good guide. A soucerbook for interpreters, docents and tour guides. Scottsdale: Ironwood Publishing, 1998.

GRISPUM, Denise. Educação para o patrimônio: museu de arte e escola responsabilidade compartilhada na formação de públicos. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Orientadora: Profª. Drª. Maria Helena Pires Martins - ECA/USP. São Paulo: PPGE/USP. 2000.

SEABRA, Matilde. Narração do vídeo “os segredos de Serralves”. Porto – Portugal: Fundação de Serralves, 2012.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Robson Xavier da Costa

Downloads

Não há dados estatísticos.