Banner Portal
Conversation piece
Nesta edição da Revista Visuais dedicamos uma especial homenagem ao artista plástico e professor  Francisco Laranjo. Nascido em Lamego, ao norte de Portugal, mudou-se  para o Porto  aos 18 anos onde concluiu o Curso Superior de Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes do Porto. Nesta Escola, nos anos 1990, obteve o título de Professor Catedrático e posteriormente o de Professor Emérito. Francisco Laranjo foi também o Diretor da FBAUP, deixando um importante legado para a sua comunidade. Seu trabalho como pintor é reconhecido internacionalmente, tendo exposto na Europa, Ásia e nas Américas. Foi premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Sociedade Nacional de Belas Artes. Francisco Laranjo foi também um grande apoiador de artistas e investigadores de várias nacionalidades que tiveram a oportunidade de conhecer sua enorme sabedoria e distinta sensibilidade humana.
PDF

Palavras-chave

Francisco Laranjo
Colecionador
Pintura portuguesa
Arte contemporânea

Como Citar

LAMBERT, Maria de Fátima. Conversation piece : Visconti no atelier de Francisco Laranjo. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 69–88, 2023. DOI: 10.20396/visuais.v9i2.18513. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/18513. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

Francisco Laranjo foi um colecionador de ideias, atos, imagens, livros e objetos em viagens – efetivas e ponderadas. Este artigo se relaciona com a poética do pintor Francisco Laranjo, enquanto recolector de mundos, conhecimentos numa perspetiva sempre humanista. Aborda-o, na qualidade de artista que cumpre uma exigência de rigor e depuração da própria linguagem pictural organizando as duas componentes direcionais da sua fundamentação estética: o caminho de dentro e os caminhos do exterior, através de uma resolução aguda e profundamente adequada ao seu desígnio estético e as condições de práxis artística. Regulariza a convergência opcional da sua via enquanto responde ao encaminhamento voltado para a sabedoria.

https://doi.org/10.20396/visuais.v9i2.18513
PDF

Referências

ECO, Umberto. A Ilha do Dia Antes. Lisboa: Difel, 2005.

ECO, Umberto. Arte y Belleza en la Estetica Medieval. Barcelona,: Ed. Lumen, 1999.

BRUNO, Giuliana. Atlas of Emotion. Journeys in Art, Architecture, and Film. New York: Verso. 2002

DAIDÔ, Hôgen. No Caminho Aberto, Lisboa, Assírio & Alvim, 1993.

MING, Sin Sin. “Inscrição sobre a Fé no Espírito” in BROSSE, Jacques. Os Mestres Zen, Lisboa, Pergaminho, 1999.

LAMBERT, Marie Thèrese. Le Tao. Paris: Seghers, 1988.

CIORAN, E.M. A tentação de Existir. Lisboa: Relógio d'Água, 1988.

MARITAIN, Jacques. L’Intuition Créatrice dans l’Art et dans la Poésie. Paris : Desclée De Brouwer, 1966.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Revista Visuais

Downloads

Não há dados estatísticos.