As "formas simbólicas" na pintura tardia de Gustave Moreau

especulações sobre uma abordagem da arte

Palavras-chave: Forma simbólica, Desenho, Colorido, Pintura, Arte do século XIX

Resumo

Este artigo busca analisar o papel exercido pelos elementos pictóricos de desenho e colorido dentro da pintura tardia do artista oitocentista francês Gustave Moreau, utilizando como ferramenta teórica o conceito de “forma simbólica” de acordo com as concepções de Ernst Cassirer e Erwin Panofsky. Argumenta-se que a noção de “forma simbólica” oferece a possibilidade de integrar os aspectos visuais e simbólico-filosóficos peculiares a esse período da pintura de Moreau, quais sejam: a dissociação da linha e da mancha e a construção de uma mitopoese que explora dualismos como o de espírito e matéria.

Biografia do Autor

Mariana Garcia Vasconcellos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Artes Visuais com ênfase em História, Teoria e Crítica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado
2020-06-26
Como Citar
Vasconcellos, M. G. (2020). As "formas simbólicas" na pintura tardia de Gustave Moreau: especulações sobre uma abordagem da arte. Revista Visuais, 6(1), 145-160. https://doi.org/10.20396/visuais.v6i1.13432