Banner Portal
As "formas simbólicas" na pintura tardia de Gustave Moreau
PDF

Palavras-chave

Forma simbólica
Desenho
Colorido
Pintura
Arte do século XIX

Como Citar

VASCONCELLOS, Mariana Garcia. As "formas simbólicas" na pintura tardia de Gustave Moreau: especulações sobre uma abordagem da arte. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 145–160, 2020. DOI: 10.20396/visuais.v6i1.13432. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/13432. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo busca analisar o papel exercido pelos elementos pictóricos de desenho e colorido dentro da pintura tardia do artista oitocentista francês Gustave Moreau, utilizando como ferramenta teórica o conceito de “forma simbólica” de acordo com as concepções de Ernst Cassirer e Erwin Panofsky. Argumenta-se que a noção de “forma simbólica” oferece a possibilidade de integrar os aspectos visuais e simbólico-filosóficos peculiares a esse período da pintura de Moreau, quais sejam: a dissociação da linha e da mancha e a construção de uma mitopoese que explora dualismos como o de espírito e matéria.

https://doi.org/10.20396/visuais.v6i1.13432
PDF

Referências

ALLOA, Emmanuel. Could perspective ever be a symbolic form? Revisiting Panofsky with Cassirer. In: Journal of Aesthetics and Phenomenology, n. 1, v. 2, p. 51–72. Bloomsbury Publishing Plc.: 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/13501360/Could_Perspective_Ever_be_a_Symbolic_Form_Revisiting_Panofsky_with_Cassirer. Acesso em: 11. 12. 2019.

CAPEILLÈRES, Fabien. Artistic intuition within Cassirer’s system of symbolic forms: a brief reassessment. In: Cassirer Studies, n. 5-6, 2012-2013. p. 91-124. Disponível em: https://www.academia.edu/16502396/ARTISTIC_INTUITION_WITHIN_CASSIRER_S_SYSTEM_OF_SYMBOLIC_FORMS?email_work_card=title>. Acesso em: 11. 12. 2019.

CASSIRER, Ernst. A filosofia das formas simbólicas: I – A linguagem (1923). São Paulo: Martins Fontes, 2001.

_________. Art. In: An essay on man (1944). Nova York: Doubleday Anchor Books, 1956. p. 176–216.

FOREST, Marie-Cécile et al. Gustave Moreau: vers le songe et l’abstrait. Paris: Somogy Éditions d’Art, 2018.

IRGENS, Eirik J. Revisiting Ernst Cassirer’s symbolic forms. In: Nord-Trøndelag University College, Report. n. 46. Steinkjer: 2008. Disponível em: https://www.academia.edu/1795298/Irgens_E.J._2008_._Revisiting_Ernst_Cassirers_Symbolic_Forms._Nord-Tr%C3%B8ndelag_University_College_Report_no_46_Steinkjer_2008?email_work_card=title. Acesso em: 11. 12. 2019.

KAPLAN, Julius. Gustave Moreau. Los Angeles: Los Angeles County Museum of Art, 1974.

LICHTENSTEIN, Jacqueline (Org.). A pintura – v. 9: o desenho e a cor. São Paulo: Editora 34, 2005.

MATHIEU, Pierre-Louis. Tout l’oeuvre peinte de Gustave Moreau. Paris: Flammarion, 1991.

MOREAU, Gustave; COOKE, Peter (Org.). Ecrits sur l'art. Paris: Fontfroide, 2002. 2 v.

PANOFSKY, Erwin. A perspectiva como forma simbólica (1927). Lisboa: Edições 70, 1999.

ROSENBERG, Raphael. Hasard et abstraction: les palettes d’aquarelle de Gustave Moreau. In: Gustave Moreau. Mythes et Chimères. Paris: Musée de la Vie romantique, 2003, p. 93–131.

WOOD, Christopher S. Introdução. In: A perspectiva como forma simbólica. Lisboa: Edições 70, 1999.

Downloads

Não há dados estatísticos.