Resumo
O presente artigo é uma reflexão sobre questões decorrentes da pintura e seu processo de criação quanto imagem. Será considerado desde os materiais até seu desdobramento conforme experiência estética. Para tais fins teremos a pintura como cerne, pelo fato de ser um dos meios de expressão mais relevantes da história da arte e por afinidade pessoal.
Referências
CHIPP, Herschel. B. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
GOMBRICH, Ernst. H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC editora, 1999.
HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Lisboa: Edições 70, 1977.
LICHTENSTEIN, Jacqueline (Org.). A pintura - vol. 09: o desenho e a cor. São Paulo: Editora 34, 2004.
SARTRE, Jean-Paulo. A Imaginação. São Paulo: Difel, 1982.
WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos Fundamentais da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2006.