Banner Portal
Fotografia, paisagem, deslocamento
PDF

Palavras-chave

Paisagem
Fotografia
Espaços discursivos
Deslocamentos virtuais.

Como Citar

NEVES, Alexandre Emerick; SILVA, Camila de Souza. Fotografia, paisagem, deslocamento: experiências contemporâneas em espaços discursivos. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 3, n. 4, p. 3–18, 2017. DOI: 10.20396/visuais.v3i4.12188. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/12188. Acesso em: 8 maio. 2024.

Resumo

Tema recorrente na arte contemporânea, a construção de paisagens é exemplificada aqui por obras como as de Olafur Eliasson e Douglas Huebler, com apoio na ideia de construção de paisagem apresentada por Javier Maderuelo. Propomos um aprofundamento da questão com base na apropriação de imagens fotográficas por meio de deslocamentos virtuais pela web em obras como as de Corine Vionnet, sobretudo a partir da convergência dos conceitos heideggerianos de habitar e construir com o conceito de espaço discursivo da fotografia de Rosalind Krauss. Diante disso, segue como estudo de caso um projeto da artista Camila Silva intitulado Caballos de paseo, que tem o livro como lugar de retorno e de novas partidas para deslocamentos pelos espaços discursivos da arte contemporânea.

https://doi.org/10.20396/visuais.v3i4.12188
PDF

Referências

ARCHER, Michel. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BELTING, Hans. O tempo na arte multimídia e o tempo da História. In: O fim da história da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

BRITO, Ronaldo. Fato estético e imaginação histórica. In: Experiência crítica. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

CANCLINI, Nestor Garcia. Refazendo passaportes: o pensamento visual no debate sobre multiculturalismo. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro (Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Escola de Belas Artes, UFRJ), n. 18, p. 157-165, 2009.

COSTA, Cristine. Questões de arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico. São Paulo: Moderna, 2004.

FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

FREUD, Sigmund. O estranho. In: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. Vol. XVII, p. 232-269.

FRIED, Michael. Why photography matters as art as never before. New Haven: Yale University Press, 2008.

HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Petrópolis: Editora Vozes, 2006.

HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

KRAUSS, Rosalind. Os espaços discursivos da fotografia. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro (Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Escola de Belas Artes, UFRJ), n. 13, p. 154-167, 2006.

LUKÁCS, Georg. Narrar ou descrever. In: Ensaios sobre literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964.

MADERUELO, Javier. El paisaje: Génesis de un concepto. Madrid: Abada Editores, 2006.

NEVES, Alexandre Emerick. O olhar entre corpos, caminhos e lugares. In: BOECHAT, Tom; NEVES, Alexandre Emerick; PINHEIRO, Elton; NEVES, Luiz Guilherme Santos; FARIAS, Herbert; LAHTERMAHER, Marcia. Toquiotas. Vitória: Usina de Imagem, 2015, p. 96-101.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Não há dados estatísticos.