Banner Portal
Mise-en-scène em Laura Ribero e Hitchcock
PDF

Palavras-chave

Mise-en-scène
Estética noir
Laura Ribero
Hitchcock.

Como Citar

ALMEIDA, Anderson Diego. Mise-en-scène em Laura Ribero e Hitchcock: aproximações segundo a estética noir. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 3, n. 4, p. 147–161, 2017. DOI: 10.20396/visuais.v3i4.12182. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/12182. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O artigo estabelece relações entre a obra de Laura Ribero e a estética noir, partindo da concepção da imagem não só enquanto índice, mas também como imaginação. A atuação da fotógrafa é analisada conforme os elementos também presentes nos filmes de Hitchcock, como o suspense, a fantasia, os contrastes entre o claro e o escuro. Assim como em Hitchcock, a mise-en-scène de Laura Ribero é pontuada pelo curioso, pelo inesperado e pelo misterioso, revelando ao espectador a coexistência das suas duas identidades (a empregada e a fotógrafa) e a interlocução com o espaço. Sua fotografia é fortalecida pelo imaginário que gira em torno dela, motor das suas construções ficcionais, de uma estética permeada pelo noir.

https://doi.org/10.20396/visuais.v3i4.12182
PDF

Referências

AUMONT, Jacques. O olho interminável [cinema e pintura]. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

AUMONT, Jacques. Renoir le patron, Rivette le passeur. In: Conférences du collège d’histoire de l’art cinématographique, n° 3, Le théâtre dans le cinéma, 1993, pp.217- 236.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.

IMDB – Alfred Hitchcock. Disponível em: http://www.imdb.com/name/nm0000033/. Acesso em: 15 de dez. 2016.

ROHMER, Eric; CHABROL, Claude. Hitchcock: the first forty-four movies. New York: Ungar, 1979 apud BUCKLAND, Warren. Understand film studies. London (UK): Hodder Education/Hachette UK Company, 2010.

LEITÃO, José Antônio. O fotográfico como retrato e “readymade”: a propósito de Alfred Hitchcock. pp. 209- 217. Revista de História da Arte, o Retrato. Instituto de História da Arte. Colibri, nº 5. Lisboa: 2008. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/13166/1/ART_11_Leit%C3%A3o.pdf. Acesso em: 10 de jan. 2016.

MAFFESOLI, Michel. Michel Maffesoli: o imaginário é uma realidade. Entrevista concedida a Juremir Machado da Silva. Revista FAMECOS, nº 15, agosto. PUCRS: Porto Alegre, 2001. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3123. Acesso em: 21 de dez. 2016.

MASCARELLO, Fernando. Film noir. In: História do cinema mundial. Fernando Mascarello (Org). (Coleção Campo Imagético). Campinas, SP: Papirus, 2006. Disponível em: http://www.academia.edu/7300581/Historia_do_Cinema_Mundial_-_Mascarello. Acesso em: 8 de dez. 2016.

RAMOS, Fernão Pessoa Ramos. A mise-en-scène realista: Renoir, Rivette e Michel Mourlet. In: XIII Estudos de Cinema e Audiovisual SOCINE, 2012, v.1, pp. 53-68. Disponível em: http://socine.org.br/livro/XIII_ESTUDOS_SOCINE_V1.pdf. Acesso em: 14 de dez. 2016.

RIBERO, Laura. Electro-doméstica. 2003. Disponível em: http://www.laribero.com/artwork/electro_domestica/. Acesso em: 10 de dez. 2016.

SILVA, Gislene. Imaginário coletivo: estudos do sensível na teoria do jornalismo. In: XIX Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação na PUC-RJ. Rio de Janeiro, jun. 2010. Disponível em: http://compos.com.puc-rio.br/media/gt9_gislene_silva.pdf. Acesso em: 1 de nov. 2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.