Resumo
Em um antiqüíssimo mosteiro de monjas beneditinas, localizado na aldeia de Bouças, se venerou desde eras imemoriais, anteriores ou contemporâneas da formação da nacionalidade portuguesa, a imagem artística do Cristo Crucificado, a qual se atribuía dons sobrenaturais, tornando-se por isso, objeto de ardente devoção que só fez crescer através dos tempos chegando aos nossos dias. Reflexões sobre a inclusão, ou não, da imagem de Bom Jesus de Matosinhos ao Passo da Cricificação de Congonhas do Campo pelo "Aleijadinho".
Referências
BURY, John. Arquitetura e arte no Brasil colonial. São Paulo: Editora Nobel, 1991.
FALCÃO, Edgard de Cerqueira. A Basílica Senhor Bom Jesus de Congonhas do Campo. In: Brasiliensia Documenta, Vol. III, 1962.
LEVY, Hannah. Modelos europeus na pintura colonial. In: Pintura e escultura I. São Paulo: MEC – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – FAU/USP, 1978.
NEVES, Joel. Idéias filosóficas no barroco mineiro. Belo Horizonte: Editora Itatiaia – EDUSP, 1986.
OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. Aleijadinho: passos e profetas. São Paulo: Ed. Itatiaia/EDUSP,1984.
TOLEDO, Benedito Lima de. Congonhas do Campo. In: Do século XVI ao início do século XIX: maneirismo, barroco e rococó. In: ZANINI, Water (Org). História geral da arte no Brasil. Vol. I. São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles, 1983.
VASCONCELOS, Marilei Moreira. Aleijadinho: iconografia maçônica. São Paulo: Editora RADHU, 1988.
FALCÃO, Edgard de Cerqueira. A Basílica Senhor Bom Jesus de Congonhas do Campo. In: Brasiliensia Documenta, Vol. III, 1962.
LEVY, Hannah. Modelos europeus na pintura colonial. In: Pintura e escultura I. São Paulo: MEC – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – FAU/USP, 1978.
NEVES, Joel. Idéias filosóficas no barroco mineiro. Belo Horizonte: Editora Itatiaia – EDUSP, 1986.
OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. Aleijadinho: passos e profetas. São Paulo: Ed. Itatiaia/EDUSP,1984.
TOLEDO, Benedito Lima de. Congonhas do Campo. In: Do século XVI ao início do século XIX: maneirismo, barroco e rococó. In: ZANINI, Water (Org). História geral da arte no Brasil. Vol. I. São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles, 1983.
VASCONCELOS, Marilei Moreira. Aleijadinho: iconografia maçônica. São Paulo: Editora RADHU, 1988.
Downloads
Não há dados estatísticos.