Resumo
O texto trata de um relato de pesquisa artístico, no qual a questão das camadas, das superfícies, as diferentes sobreposições de imagens, ora surgem, ora quase desaparecem. As texturas de origem orgânica, vegetais ou madeiras, tornam-se matrizes para desenhos, gravuras e, finalmente, ressurgem nas fotografias. A questão primordial se coloca: o que as camadas sobrepostas revelam? A hipótese é que se pode pensar nos limites entre o desaparecimento e o aparecimento; limites entre a vida e a morte, nas imagens.
Referências
BAUDRILLARD, Jean. A arte da desaparição. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, Núcleo de Tecnologia da Imagem, 1997.
BAUDRILLARD, Jean. A troca impossível. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2002.
BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita. A experiência limite. São Paulo: Ed. Escuta, 2007.
CAMPOS, Haroldo. Qohélet = O-que-sabe: Eclesiastes: poema sapiencial. São Paulo: Perspectiva, 1990.
DERRIDA, Jacques. Demeure. Maurice Blanchot. Paris: Galilée, 1998.
DIDI-HUBERMAN. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017.
DIDI-HUBERMAN. Imagens apesar de tudo. Lisboa: KKYM, 2012.
DIDI-HUBERMAN. Ser crânio. Lugar, contato, pensamento, escultura. Belo Horizonte: Editora c/ Arte, 2009.
DIDI-HUBERMAN. La ressamblance par contact. Paris: Les Éditions de Minuit, 2008.
EICHENBERG, Fritz. The art of the print. Masterpieces, history, techniques. New York: Harry N. Abrams, 1976.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, aura e rememoração. Ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34, 2014.
Imagens. Unicamp nº 3 – Dez 1994. (Revista)
JANKÉLÉVITCH, Vladimir. La mort. Paris: Flammarion France, 1977.
JANKÉLÉVITCH, Vladimir. Pensar la muerte. Falando de Cultura Economica. Buenos Aires: s/ed, 2006.
MAUREN, Veronique, RIBAUPIERRE, Claire. Le corp évanoui. Les imagens subites. Paris: Ed. Hazan, 1999.
SILVAN, Gérard, MINZELES, Henri. Yiddishland. Paris: Ed. Hazan, 1999.
TODOROV, Tzvetan. Em face do extremo. Campinas: Papirus, 1995.
WEINRICH, Harald. Lete. Arte e crítica do esquecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.