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Central de Tradutores e Interpretes: a inclusão no ensino superior mediada pela Língua de Sinais
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Palavras-chave

Intérprete de língua de sinais. Inclusão. Ensino superior

Como Citar

ROSA, Andrea da Silva; ALVES, Claudio Moreira; SOUZA, Clóvis de; CONCEIÇÃO, Diego Henrique de Assis da; FERREIRA, Liliam. Central de Tradutores e Interpretes: a inclusão no ensino superior mediada pela Língua de Sinais. Revista Saberes Universitários, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 78–91, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/6954. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A Central de Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais – TILS atende alunos surdos, inicialmente, matriculados nos programas de pós-graduação das unidades de ensino e pesquisa da UNICAMP.  A criação da central de TILS está em consonância com a política de inclusão estabelecida pelos documentos oficiais, que tem como proposta reconhecer a diferença linguística das pessoas surdas e pela mediação do tradutor intérprete de LIBRAS propiciarem ambientes linguísticos favoráveis para que os alunos esses possam se apropriar dos conhecimentos científicos na língua de sinais, que constitui a sua língua natural.  Nessa direção, objetivamos assegurar que a universidade seja um lugar de educação para todos, permitindo não somente a entrada das pessoas surdas, mas principalmente oferecer condições para sua permanência. O objetivo principal da Central TILS é traduzir as aulas para os alunos regulares dos cursos de graduação e pós-graduação na Universidade. 

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Referências

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