Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, com as seguintes formatações:

    • texto em Times New Roman, 
    • tamanho 12, 
    • espaçamento 1,15, 
    • mínimo 3 páginas e no máximo 20 (dependendo da seção), incluindo-se as notas e referências. 
    • Obs: O texto que exceder o número de páginas definido para a seção será devolvido para adequação.
  • O arquivo utilizado é o mesmo do template (arquivo modelo) como base de estruturação do trabalho.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Certificar-se de que foi realizado o registro para apresentação de iD ORCID. O registro é gratuito, caso não tenha feito, pode ser obtido na URL: https://orcid.org/register

Diretrizes para Autores

Instruções aos autores

1- Sobre a publicação

Revista Saberes Universitários, publicação criada por profissionais da Universidade Estadual de Campinas, tem como objetivo publicar artigos, revisões, comunicações, debates, relatos de experiência e resenhas relevantes para o desenvolvimento das atividades técnicas e administrativas no âmbito universitário.

A submissão de um artigo à revista implica que ele não foi publicado anteriormente e que não está sendo considerado para outra publicação.

Os textos submetidos às diversas seções da revista são avaliados por membros do Conselho Editorial e pareceristas ad hoc. Quando sugeridas mudanças ou correções, os originais são devolvidos aos autores. A publicação implica a cessão integral dos direitos autorais em todos os idiomas à Revista Saberes Universitários.

Aos editores, reserva-se o direito de realizar alterações nos trabalhos recebidos para adequá-los às normas da revista, respeitando-se o estilo do autor e o conteúdo original.

Seções

  • Artigo: textos que apresentem relatos completos e inéditos de estudos e pesquisas concluídas (até 20 páginas).
  • Revisão: revisão crítica de literatura referente a temas pertinentes às atividades técnicas e administrativas no âmbito da gestão universitária (até 20 páginas).
  • Comunicação: trabalhos inéditos baseados em comunicações apresentadas em eventos; resultados preliminares de pesquisas (até 10 páginas).
  • Debate: análise de temas da atualidade acompanhada de comentários críticos ou textos de caráter opinativo (entrevista) (até 10 páginas).
  • Relato de Experiência: textos caracterizados por comunicações e descrições de atividades técnicas e administrativas no âmbito acadêmico, cuja divulgação possa contribuir para o alcance de soluções e ampliação do conhecimento (até 15 páginas).
  • Resenha: análises críticas de livros ou outros documentos recentemente publicados (até 3 páginas).

 

2-  Apresentação de originais

Os originais devem ser submetidos via sistema online. A revista não aceita trabalhos encaminhados fora do sistema.

A Revista Saberes Universitários aceita colaborações em português, inglês e espanhol para todas as seções. Os originais devem ser digitados em formato Word (.doc).

É obrigatória a utilização do template (arquivo modelo) como base de estruturação do trabalho. Caso contrário, o texto será rejeitado na pré-avaliação.

 

3- Formato do texto

O texto deve ser apresentado em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,15, de no mínimo 3 páginas e no máximo 20 (dependendo da seção), incluindo-se as notas e referências. O texto que exceder o número de páginas definido para a seção será devolvido para adequação.

 

4- Título

O título do trabalho deve refletir o seu conteúdo e estar na língua original, acompanhado de sua tradução (inglês). Deve ser redigido em fonte Arial, 14pts, negrito, centralizado, letras maiúsculas.

 

5- Resumo

Os trabalhos devem ser acompanhados de resumo na língua original, com no máximo, 250 palavras, bem como de sua tradução para o inglês. Deve ser escrito em fonte Times New Roman,  10pts, justificado, espaçamento simples.

 

6- Palavras-chave

Os autores devem apresentar até cinco palavras-chave, na língua original, representativas do conteúdo do trabalho. Devem ser escritas em fonte Times New Roman, 10pts, alinhamento justificado, espaçamento simples, separadas por ponto.

 

7- Citações

As citações devem seguir as orientações da NBR 10520/2002. Todas as citações de obras em outros idiomas devem ser traduzidas para o português; a inclusão do trecho original em nota é opcional.

Pede-se que os autores destaquem termos ou expressões no texto por meio de aspas simples. Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico.

 

8- Notas

As notas devem ser usadas quando for estritamente necessário, numeradas e inseridas como "notas de rodapé".

A menção a documentos ou obras citadas deverá constar no item Referências e não nas notas.

 

9- Ilustrações

Tabelas, figuras, gravuras, ilustrações, gráficos e desenhos  devem ser inseridos no texto. Imagens digitalizadas devem ser apresentadas com resolução de no mínimo 300 dpi reais (não interpolados).

Materiais provenientes de câmeras digitais devem ter no mínimo 3 megapixels de resolução ótica sem compressão (módulo high definition).

Todas as imagens devem ser devidamente numeradas e acompanhadas de legendas e indicação de fonte.

A nomenclatura para este tipo de material deve ser: FIGURA em maiúscula  com a numeração progressiva separando-se por hífen. Exemplo: FIGURA 1 - Sala de aula restaurada - deve ser colocada abaixo do material em forma de legenda. 

As TABELAS devem ser acompanhadas de título que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto, colocado sempre acima. Seguir as normas de tabelas do IBGE.

Para QUADROS, a nomenclatura deve ser colocada acima da ilustração. Exemplo: QUADRO 1 - A estrutura da escola.

 

10- Estrutura do arquivo padrão para elaborar o texto

A fim de facilitar a editoração do texto, a Comissão Editorial disponibiliza o arquivo com o template da estrutura da revista.

Observação: o texto submetido à revista não deve conter identificação de autoria. Os dados do(s) autor(es) só devem ser preenchidos no ato do cadastramento no sistema.

 

11- Cadastro no ORCID

Como forma de padronização de autoria, o Comitê da Revista Saberes Universitários tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da  submissão.
O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register. Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097).

 

12- Instruções para elaboração de referências

Todos os documentos citados devem ser apresentados ao final do artigo, com o título Referências, sem distinções entre livros, periódicos, documentos etc. A norma adotada é a NBR-6023/2002.

Nas referências, deve-se utilizar o título em negrito e não sublinhado. O subtítulo não deve ser destacado. (NBR-6023:2002)

 

Exemplos de Referências Bibliográficas

  • Livro

SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 8. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. 242 p. (Educação contemporânea). ISBN 8585701455.

-->Citação no texto: Saviani (1994) ou no final da citação (SAVIANI, 1994).

 

  • Capítulo de livro

LEMOS, Cristina. Inovação na era do conhecimento. In: LASTRES, Helena Maria Martins; ALBAGLI, Sarita. Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 1999. 318 p. ISBN 853520489X. 

-->Citação no texto: Lemos (1999) ou no final do texto (LEMOS, 1999).

 

  • Artigo de periódico

TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: uma revisão dos seus elementos básicos. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 10, n. 2, 2000. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/326/248. Acesso em: 3 jun. 2008

-->Citação no texto: Targino (2000) ou no final do texto (TARGINO, 2000).

 

  • Teses e dissertações

CARRARA, Katia. Redimensionamento do behaviorismo radical pós-skinneriano a partir da análise do percurso histórico da crítica ao pensamento behaviorista: implicações preliminares na área educacional. 1996. 2 v. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 1996.

-->Citação no texto: Carrara (1996) ou no final do texto (CARRARA, 1996).

 

  • Documento de arquivo

ARANHA, Luís de Freitas Vale. Carta a José Pinto. Arquivo Pedro Ernesto Batista, série Correspondência; PEB c 1935.01.15 (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Rio de Janeiro). 15 jan. 1935.
-->Citação no texto: Aranha (15 jan. 1935) ou no final do texto (ARANHA, 15 jan. 1935).

 

  • Entidade Coletiva

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT). Adaptação de ocupações e o emprego do portador de deficiência. Tradução de E. A. da Cunha. Brasília, DF: CORDE, 1997. 182 p.

--> Citação no texto: OIT (1997) ou no final do texto (OIT, 1997).

 

  • Evento

GARCIA, Maria de Oliveira. Formación, actividades y perspectivas de las profesionales en nutrición. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRICIONISTAS, 3.; ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE NUTRICIONISTAS, 1., 1965, Rio de Janeiro. Anais do... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Nutricionistas, 1968. p. 283-292.

--> Citação no texto: Garcia (1968) ou no final do texto (GARCIA, 1968).

 

  • Documento eletrônico

SANTOS, Gildenir Carolino; PASSOS, Rosemary; SOUZA, Rogério Gualberto de (Colab.). Percurso científico: guia prático para elaboração da normalização científica e orientação metodológica. Campinas, SP: Arte Escrita, 2012. 157 p., il. (Manuais técnicos BFE, n.7). ISBN 9788564830073. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=49038&opt=4. Acesso em: 19 set. 2014.

        --> Citação no texto: Santos, Passos e Souza (2012) ou no final do texto (SANTOS, PASSOS; SOUZA, 2012).

Artigo

Textos que apresentem relatos completos e inéditos de estudos e pesquisas concluídas.

O limite do texto dessa seção é de 20 páginas.

Revisão

Revisão crítica de literatura referente a temas pertinentes às atividades técnicas e administrativas no âmbito da gestão universitária.

O limite do texto dessa seção é de 20 páginas.

Comunicação

Trabalhos inéditos baseados em comunicações apresentadas em eventos; resultados preliminares de pesquisas.

O limite do texto dessa seção é de 10 páginas.

Entrevista/Debate

Análise de temas da atualidade acompanhada de comentários críticos ou textos de caráter opinativo (entrevista).

O limite do texto dessa seção é de 10 páginas.

Relato de Experiência

Textos caracterizados por comunicações e descrições de atividades técnicas e administrativas no âmbito acadêmico, cuja divulgação possa contribuir para o alcance de soluções e ampliação do conhecimento.

O limite do texto dessa seção é de 15 páginas.

Resenha

Análises críticas de livros ou outros documentos recentemente publicados.

O limite do texto dessa seção é de 3 páginas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.