Banner Portal
Central de Tradutores e Interpretes: a inclusão no ensino superior mediada pela Língua de Sinais
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Sing language interpreter. Inclusion. Higher education

How to Cite

ROSA, Andrea da Silva; ALVES, Claudio Moreira; SOUZA, Clóvis de; CONCEIÇÃO, Diego Henrique de Assis da; FERREIRA, Liliam. Central de Tradutores e Interpretes: a inclusão no ensino superior mediada pela Língua de Sinais. Revista Saberes Universitários, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 78–91, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/6954. Acesso em: 19 may. 2024.

Abstract

Initially, the Center of Brazilian Sign Language Translators and Interpreters (TISL) serves deaf students enrolled in both undergraduate and postgraduate programs of the State University of Campinas (UNICAMP). The Center’s establishment is in line with the inclusion policy supported by official documents, which aims at providing a favorable linguistic learning environment to deaf people, acknowledging their linguistic uniqueness. Such uniqueness requires the mediation of Brazilian Sign Language interpreters, who translate into the deaf people’s natural language the scientific knowledge being presented in class, offering these students the opportunity to actually learn the subjects discussed. Thus, the Center’s objective is to assure that the university is actually a place for the education of everyone, allowing deaf people not only to be admitted as students, but mostly to be able to keep attending the classes and to conclude their studies.
PDF (Português (Brasil))

References

AGRELLA, Regiane Pinheiro. Entre o saber e o conhecer a língua: questões sobre a identidade e subjetividade do aluno ouvinte estudante de libras. In: PERLIN, Gladis; STUMPF, Marianne. (Org.). Um olhar sobre nós surdos. Curitiba: CRV, 2012.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2002.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 2005.

BRASIL, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015.

CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. 12., 1999, Campinas. Anais do… Campinas: ALB, 1999.

PEREIRA, Maria Cristina da Cunha. (Org.). Libras: conhecimento além dos sinais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

PERLIN, Gladis. Surdos: cultura e transformação contemporânea. In: PERLIN, Gladis; STUMPF, Marianne. (Org.). Um olhar sobre nós surdos. Curitiba: CRV, 2012.

QUADROS, Ronice Müller; CERNY, Roseli Zen; PEREIRA, Alice Theresinha Cybis. Inclusão de surdos no ensino superior por meio do uso da tecnologia. In: QUADROS, Ronice Müller. (Org.). Estudos surdos III. Petrópolis: Arara Azul, 2008.

RODRIGUES, Carlos Henrique. A busca por semelhança interpretativa no processo de interpretação simultânea para a língua de sinais. In: QUADROS, Ronice Müller; WEININGER, Markus J. (Org.). Estudos da língua brasileira de sinais III. Florianópolis: Insular/PGET/UFSC, 2014.

ROSA, Andréa da Silva Rosa. Entre a visibilidade da tradução da língua de sinais e a invisibilidade da tarefa do intérprete. Niterói: Arara-Azul, 2008.

SANTOS, Silvana Aguiar. A implementação do serviço de tradução e interpretação de libras–português nas universidades federais. Caderno de Tradução, Florianópolis, v. 35, n. esp. 2, p. 113-148, jul./dez. 2015.

STUMPF, Marianne Rossi. Mudanças estruturais para uma inclusão ética. In: QUADROS, Ronice Müller. (Org.). Estudos surdos III. Petrópolis: Arara Azul, 2008.

UNESCO. Declaração de Salamanca sobre princípios, política e práticas na área das necessidades educativas especiais, 1994. [S.l.]: Unesco, 1998. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001393/139394por.pdf. Acesso em: 12 jan. 2016.

Creative Commons License
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.

 

Downloads

Download data is not yet available.