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A educação física na DEdIC: o jogo como mediador das ações pedagógicas
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Palavras-chave

Educação física. Jogo. Educação não formal. EducaçãoiInfantil. Intergeracional.

Como Citar

FABIANI, Débora Jaqueline Farias; CAVAZANI, Reinaldo Naia. A educação física na DEdIC: o jogo como mediador das ações pedagógicas. Revista Saberes Universitários, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 28–40, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/6929. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por meio da sua política institucional, oferece aos dependentes de trabalhadores e estudantes da universidade o acesso à Educação Infantil e à Educação Não Formal. Nesse cenário encontram-se os professores de Educação Física, os quais atendem os programas educativos por meio de ações pedagógicas fundamentadas no jogo. Dessa maneira, o objetivo do presente relato, de natureza qualitativa e descritiva, é apresentar o papel e as ações desenvolvidas pelos professores de educação física (pedagogos do esporte) no sistema educativo DEdIC e em outros programas da UNICAMP. O relato apresentou as práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Infantil e na Educação Não Formal,  bem como o desenvolvimento de ações no campo da formação profissional, como palestras e congressos. Posto isso, pretendeu-se contribuir com as pesquisas sobre a Educação Física no contexto acadêmico, ampliar o debate sobre o protagonismo das crianças, dos adolescentes, dos adultos e dos idosos nos processos de aprendizagem e possibilitar a reflexão sobre o papel do jogo como conhecimento cultural e como mediador das ações pedagógicas.

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